Capa do livro Vasos Sagrados

Vasos Sagrados

Mitos Indígenas e o Encontro com o Feminino

Autor: maria inez do espírito santo

Preço: R$ 34,00

240 pp. | 14x21 cm

ISBN: 9788532525109

Assuntos: EDUCAÇÃO/PEDAGOGIA

Selo: Rocco

COMPRE O LIVRO

Disponível em e-book

Preço: R$ 22,00

E-ISBN: 978-85-8122-355-1

Maria Inez do Espírito Santo avisa logo na primeira frase: Vasos sagrados é um livro de histórias. Não de histórias comuns, mas daqueles de tipo especial. De relato em relato, feitos de maneira tão à vontade que remetem até a uma conversa entre amigos, ela abre aos leitores um infinito de possibilidades de reflexões ao apresentar a riqueza da mitologia indígena brasileira.

As histórias estão divididas em quatro grandes capítulos compostos de diversas narrativas curtas. Cada parte do livro começa com um mito indígena, para logo em seguida ser esmiuçado em forma de comentários, análises e – ela mesma inicia o processo de – reflexões. Mesmo novatos no tema não demoram a se tornarem integrados aos novos e velhos saberes dessa interessante cultura.

Em um primeiro momento, a obra parece ser uma reunião de contos do imaginário indígena, o que já seria suficiente para captar a atenção do leitor, mas, ao terminar de ler o primeiro mito, não se demora a ver que a leitura será ainda mais rica no que vem em seguida. Maria Inez mostra uma forma diferente de interpretar o texto, de relacioná-lo com o cotidiano de qualquer pessoa.

Afinal, como dito antes, as histórias não são simples histórias, mas trazem em si uma diversidade de conexões e possibilidades de interpretação. Maria Inez faz com seus leitores uma espécie de iniciação, instigando a curiosidade ao apresentar uma cultura não exatamente nova, mas, no mínimo, desconhecida da maioria dos brasileiros. Ao longo da narrativa, ela mostra ao leitor sua própria cronologia no aprendizado da cultura indígena.

Vasos sagrados reúne relatos transmitidos de geração em geração. Entre eles, estão a origem do fogo de acordo com as crenças dos índios, o surgimento de costumes novos introduzidos na vida de uma taba – que colocaram a mulher em uma situação diferente –, a razão de o Sol e a Lua passarem a não se encontrar no céu.

Maria Inez sempre oferece uma interpretação relacionada à vida contemporânea, um novo ângulo para olhar o mundo a nossa volta. Do mito puro vêm as reflexões, as analogias e relação com nosso cotidiano. Independentemente da seção escolhida para iniciar a leitura, uma coisa é certa, difícil será interrompê-la antes de conhecer todas as nuances apresentadas da história.

Comente  
Instagram