Capa do livro Tuhu, o Menino Villa-Lobos

Tuhu, o Menino Villa-Lobos

Coleção Caras e Máscaras

Autor: karen acioly

Preço: R$ 26,00

52 pp. | 21x21 cm

ISBN: 9788532520425

Assuntos: INFANTIL, ROCCO PEQUENOS LEITORES, CINEMA/TEATRO/TV

Selo: Rocco Jovens Leitores

O texto do premiado espetáculo teatral Tuhu, o menino Villa-Lobos, de Karen Acioly, chega às mãos dos pequenos pela Rocco Jovens Leitores. Para quem viu a peça, que levou os prêmios Mambembe, Shell e Coca-cola de melhor espetáculo em 1997/1998, é uma forma de relembrar os momentos de encantamento que arrebataram a platéia; para quem não viu, uma surpresa deliciosa. Para todos os leitores, um mergulho imaginário na infância e juventude do compositor e maestro Heitor Villa-Lobos.

Tuhu, o menino Villa-Lobos abre a coleção Caras e Máscaras, que reunirá textos teatrais da consagrada autora e dramaturga Karen Acioly. Livremente inspirado na infância e adolescência do maestro, o livro mistura fatos reais a doses de fantasia, com sensibilidade e lirismo. "A mim coube criar – como a ele – a partitura original das fábulas de sua vida na fonte inspiradora que foi sua infância", informa a autora. Karen apresenta às crianças a essência de Villa-Lobos - um eterno adolescente apaixonado pela vida, pela liberdade e pelo Brasil - sem a preocupação formal dos biógrafos de expor os fatos de forma ordenada e ter que escolher entre uma ou outra versão das diversas histórias que compõem a trajetória do personagem.

Rico em referências à cultura e à música popular e erudita, Tuhu, o menino Villa-Lobos conquista o leitor logo na primeira cena. Ao narrar o nascimento do seu protagonista, a autora apresenta uma criança curiosa, atenta aos sons e às cores que o cercam: "Que sonzinho gostoso esse, hein, pai... Tuhuuuu, Tuhuuuu, Tuhuuuu, parece que leva a gente...", "É o trem", responde o pai. E mais adiante: "E aquele som que molha?". "É o rio que corre." "E esse som que batuca no meu peito, certinho, certinho...". "É o seu coração, meu filho...". Divertidas, as cenas seguintes mantêm esse tom espontâneo e por vezes irreverente, aproximando a figura daquele que viria a ser nosso maior compositor e maestro dos pequenos leitores.

Dividido em 20 cenas, Tuhu, o menino Villa-Lobos segue o padrão dos textos teatrais, introduzido por uma breve descrição dos personagens e sugestões da autora para o cenário, figurinos e trilha musical. A edição traz ainda biografia, cronologia e fotografias da vida do músico que, inspirado pela exuberância da natureza e da cultura popular brasileira, "compunha com o ouvido de dentro", como explica ao amigo Donizetti na cena final.

Mais do que uma obra informativa, Tuhu, o menino Villa-Lobos é um livro cheio de poesia, daqueles para ler com o coração e ouvir com o ouvido de dentro, assim como nos ensina Heitor Villa-Lobos.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Karen Acioly é uma inventora de histórias para livros, peças teatrais e filmes. Nasceu no Rio de Janeiro, onde fez teatro desde muito pequena. Estudou belas-artes e letras, mas se formou em comunicação e pós-graduou em metodologia do ensino superior.

Página do autor +