Capa do livro O Porco - Espinho

O Porco - Espinho

Autor: julian barnes

Tradução: Roberto Grey

Preço: R$ 20,00

128 pp. | 14x21 cm

ISBN: 85-325-0613-5

Assuntos: FICÇÃO – ROMANCE/NOVELA

Selo: Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 14,00

E-ISBN: 978-85-81220-77-2

Esta ficção política sobre o julgamento de um ditador comunista, em um país imaginário, nasceu de uma ida de Julian Barnes à Bulgária em 1991. "Foi uma visita emocional. Amei o povo, mas não imaginei naquele momento que este amor daria um romance. O povo búlgaro é irônico, direto, caloroso", contou o autor em entrevista, em 1993, a uma jornalista brasileira. O questionamento radical dos julgamentos sumários dos déspotas e dos valores hipócritas que compõem a ética de seus sucessores joga água fria nos pensamentos liberais que tomaram conta do mundo, após a queda do Muro de Berlim.

O país fictício de Stoyo Petkanov é claramente a Bulgária, tanto que, mesmo preso, o ex-ditador búlgaro Todor Zhivkov pediu para ler o livro e gostou muito. Apesar de Julian Barnes ter se sentido lisonjeado, confessa que jamais incluiria tal elogio no livro. É um antiautoritário por princípio. Na verdade, a trama política que põe em xeque os julgamentos sumários de ditadores comunistas e a conduta de seus opositores, que trilham idêntico caminho de corrupção e violência pelo qual o réu está sendo condenado, é um pano de fundo para uma questão ainda maior. A da capacidade humana de resistir e lutar, mesmo em isolamento máximo. O porco-espinho retrata a força do indivíduo diante da vida e da história, relativas por natureza.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Finamente irônico, à inglesa. Dono de uma prosa concisa e elegante, igualmente sensível e vigorosa. Julian Barnes é um dos principais autores britânicos de uma geração criativa e consistente surgida no início dos anos 1980.

Página do autor +