Capa do livro O Verdadeiro, o Belo e o Bom Redefinidos

O Verdadeiro, o Belo e o Bom Redefinidos

Novas Diretrizes para a Educação no Século Xxi

Autor: howard gardner

Tradução: Nivaldo Montingelli Jr.

Preço: R$ 35,00

224 pp. | 16x23 cm

ISBN: 978-85-325-2727-1

Assuntos: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS, ASSUNTOS CONTEMPORÂNEOS

Selo: Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 24,50

E-ISBN: 978-85-81220-55-0

Como julgar o belo num século que começa com o urinol de Marcel Duchamp? Como definir a verdade diante da proliferação de fontes e acesso irrestrito da web? E como falar de bondade numa época cujo avanço irrestrito da ciência ameaça os limites do humano e cuja moral é relativizada? Movido por questionamentos como este, o renomado educador Howard Gardner passa em revista conceitos que considera os alicerces da sociedade humana, desde os tempos clássicos. Em O verdadeiro, o bom e o belo redefinidos, Gardner discute ética e estética à luz das transformações contemporâneas. O resultado é uma valiosa reflexão sobre a educação no século XXI.

O autor destaca que, no cenário atual, os avanços tecnológicos e as atitudes relativistas têm abalado profundamente a visão de mundo dos homens. Baseando-se nos desafios do pós-modernismo e dos meios digitais, Gardner pretende apontar o que é essencial, o que não pode nem deve ser abandonado, o que não é mais relevante nem justificável e o que deve ser repensado para o futuro. O autor escreve uma cartilha sobre os fundamentos da ética na vida moderna. Ele também chama a atenção para a maneira como os jovens devem ser apresentados a estas virtudes e como as pessoas mais velhas deveriam periodicamente reconceituá-las.

Para cada um dos conceitos, o autor dedica um capítulo, pois, como ele mesmo afirma, eles não são intercambiáveis. Para cada uma das virtudes, Gardner oferece aos leitores uma definição, que ajuda a entender com clareza o significado do termo. Além disso, apresenta um breve histórico sobre como o conceito foi interpretado ao longo dos tempos e como cada um deve evoluir para refletir as mudanças do século XXI. Gardner escreve de maneira clara e, antes de entrar em uma nova ideia, relembra o leitor sobre o que já foi tratado.

Além dos três capítulos dedicados, respectivamente, aos três temas principais, Gardner escreve Um começo promissor, no qual fala sobre a influência que pais e outros adultos, como irmãos mais velhos, podem ter sobre uma criança. As reflexões não se prendem à infância. Gardner apresenta ainda ideias sobre como o aprendizado deve ser continuado mais adiante, na vida adulta, o que talvez implique estimulante desafio.

Empregando uma abordagem multidisciplinar, Gardner ataca a noção de que o relativismo cultural e o caos gerado pela web 2.0 negam a existência e a utilidade do trio de virtudes. Além disso, ele olha com lentes contemporâneas um conjunto de conceitos antigos e dali extrai ideias e insights que poderão ser muitos úteis àqueles que preferem não se entregar à ignorância.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Howard Gardner é professor de educação e co-diretor do Projeto Zero na Harvard Graduate School of Education e professor adjunto de neurologia na Boston University School of Medicine. É autor de quinze livros, incluindo Frames of Mind; Art, Mind and Brain; The Unschooled Mind; e Leading Minds. Vive em Cambridge, Massachusetts.

Página do autor +