Capa do livro A alquimia dos sabores

A alquimia dos sabores

Autor: joão curvo

Preço: R$ 44,90

192 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-68696-73-6

Assuntos: CULINÁRIA/GASTRONOMIA/ENOLOGIA, SAÚDE/ ALIMENTAÇÃO

Selo: Bicicleta Amarela

Disponível em e-book

Preço: R$ 29,90

E-ISBN: 978-85-68696-74-3

A busca por qualidade de vida é uma preocupação crescente em nossa sociedade. E não é de hoje que o médico João Curvo se dedica a estudar caminhos que levem à saúde e ao bem-estar do corpo e da mente. Em Alquimia dos sabores: a culinária funcional, que a Rocco relança em edição revista e ampliada, Curvo propõe um exercício contínuo de limpeza do organismo, que se refletirá tanto em órgãos internos, como fígado, coração, rins e intestinos, quanto na aparência, por meio da pele e dos cabelos.

Mas Alquimia dos sabores: a culinária funcional não é um livro para ajudar a emagrecer, engordar ou manter o peso. A ideia é aproveitar os chamados alimentos funcionais da melhor maneira possível, garantindo uma rotina saudável e equilibrada. É considerado funcional tudo que, além de nutrir, traz benefícios ao organismo, uma vez que a ação antioxidante combate o efeito degenerativo dos radicais livres. Fazem parte dessa categoria frutas como laranja, framboesa e uva, legumes como brócolis, temperos como pimenta e grãos como aveia e soja.

Em linguagem acessível, João Curvo lista os benefícios de uma dieta que auxilia a prevenir doenças, fornecendo a energia necessária à execução das tarefas diárias. Aos que adoram sobremesas ou um belo churrasco, uma boa notícia: não é preciso ser radical e cortar essas coisas de vez, basta diminuir a frequência e saboreá-las em ocasiões especiais.
Segundo o autor, assim como a saúde e as doenças, os alimentos também enviam sinais ao nosso corpo. O problema é que os maus hábitos tiram a capacidade de perceber sabores, cores, texturas e odores, interferindo no instinto natural de evitar comer o que nos prejudica. Ao exagerar na ingestão de gorduras, açúcar e sal, considerados os maiores vilões da dieta, o organismo entra em um círculo vicioso, que pende para a má qualidade ou o exagero na quantidade do que está no prato.

Também há conselhos encontrados em Alquimia dos sabores: a culinária funcional que não envolvem comida. João Curvo recomenda incluir na agenda ao menos 30 minutos de exercícios diários, manter a média de seis a oito horas de sono por noite e evitar sentimentos negativos como raiva, medo, ciúme e mágoa. O médico ressalta que a economia nas emoções é difícil de botar em prática, porém essencial para o bem-estar.

Comente  
Instagram

O AUTOR

João Luiz Curvo de Almeida nasceu em 1955, em Corumbá (MS). Formou-se em medicina em 1980, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cursou pós-graduação em nutrologia no Instituto de Pós-graduação Médica Dr. Carlos Chagas, na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Estudou medicina chinesa no Instituto de Acupuntura do Rio de Janeiro e fez estágio na China, pelo Shangai Training Centre of Traditional Chinese Medicine. Mantém um spa com o seu nome em Mangaratiba, no litoral fluminense, e é autor de diversos livros sobre saúde, alimentação e bem-estar.

Página do autor +