Capa do livro O fecho

O fecho

Autor: sloane crosley

Tradução: Ana Rodrigues

Preço: R$ 59,90

416 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-3148-3

Assuntos: FICÇÃO – ROMANCE/NOVELA, ROMANCE FEMININO

Selo: Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 29,90

E-ISBN: 978-85-8122-774-0

Após dois livros de ensaios, Sloane Crosley nos presenteia com seu primeiro Romance. Em O Fecho, a autora mantém sua maestria em falar dos detalhes da vida de maneira tragicamente cômica.

Nesta história, seremos guiados por três vozes: Victor, Kezia e Nathaniel, três amigos dos tempos da faculdade, agora encarando a proximidade dos trinta anos e todos os dilemas que a fase, irremediavelmente adulta, pode trazer.

Uma cerimônia de casamento reúne antigos amigos, inclusive os três protagonistas. O que eles não imaginam é que, secretamente, cada um à sua maneira está no mesmo ponto da vida: Victor acabou de ser demitido; Kezia trabalha para uma famosa e excêntrica designer que transforma sucatas em bijuterias finas, mas sente falta de trabalhar com “joias de verdade”; e Nathaniel está frustrado por não conseguir emplacar um novo roteiro em Hollywood, dois anos depois do cancelamento de sua última série.

Durante a festa, Victor sai à procura de um uísque especial a pedido do noivo, mas se distrai com a grandiosidade da residência, especialmente uma cômoda que se destaca em um dos quartos. Após dormir sem perceber, Victor é acordado pela dona do quarto, a ma? do noivo que, durante uma conversa, acaba lhe mostrando sua caixa de joias. No entanto, de tudo o que ele vira, o desenho de um colar foi o que mais lhe chamou a atenção, uma joia singular que deveria estar entre as relíquias da família, mas fora confiscada por nazistas. Uma história com jeito de lenda, de literatura. Um relato sobre o colar “que nunca existiu”.

Entrelaçado ao conto O Colar, de Guy de Maupassant, nasce uma fixação para Victor: encontrar a joia perdida. Por isso, ele sai em sua própria Odisseia, pegando suas últimas economias e partindo para a França, seguido, por acaso, por seus dois amigos.

O Fecho, entre diálogos pontiagudos e uma frustrante áurea de realidade, mostra-nos a façanha do crescer e do conviver com aqueles que conhecem o nosso passado. Aborda questões dolorosas como a possibilidade de jamais ser retribuído romanticamente, não alcançar o sucesso que todos esperavam e principalmente sobre gastar a vida com delírios.
Ainda assim, mesmo nos afogando em dilemas tão palpáveis, é possível sentir entre cada linha a esperança de que basta um pequeno impulso para nos encaminhar à grandiosidade, basta estar atento, de mente aberta e com o coração convicto. Basta ter certeza de que, mesmo em meio à  ilusões, somos reais.

Victor, Kezia e Nathaniel nos ensinarão que muitas coisas podem nos mover e despertar algo importante em qualquer um de nós, seja um amor, uma joia ou até mesmo a busca por um fecho.

“É triste, mas não insuportavelmente triste.”

Release escrito por Chris Melo

Comente  
Instagram

O AUTOR

Sloane Crosley é autora de dois livros de ensaios I was told there'd be cake e How did you get this number que chegaram à lista dos best-sellers do New York Times. O Fecho é seu primeiro romance. Colaboradora frequente do New York Times, Sloane vive em Manhattan, onde é professora do curso de mestrado em belas artes da Columbia University. 

Página do autor +