Capa do livro Sucesso no trabalho

Sucesso no trabalho

Coleção Pitch Deck

Autor: morten t. hansen

Tradução: Alexandre Matias

Preço: R$ 59,90

320 pp. | 16x23 cm

ISBN: 978-85-325-3117-9

Assuntos: ADMINISTRAÇÃO & NEGÓCIOS/ECONOMIA, COMPORTAMENTO, EMPREENDEDORISMO

Selo: Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 29,90

E-ISBN: 978-85-8122-745-0

Você é daqueles que, no trabalho, tem a impressão de que quanto mais se esforça, menos rende? Nunca consegue sair na hora e sempre acorda preocupado com as inúmeras tarefas a fazer? Você não consegue aproveitar as horas de lazer? Ainda que tenha muito a fazer, não consegue dizer ‘não’ para um pedido de ajuda? Sua rotina é quase sempre tomada por reuniões que levam a nada? Não entende como aquele seu colega consegue entregar bem seus projetos, arrancar elogios do chefe e ainda sair no horário a tempo para jantar com a família? Ele tem talento ou sorte? Afinal, por que algumas pessoas se saem bem no trabalho e outras não?

Segundo o escritor, professor, palestrante e teórico de Administração norueguês-americano Morten T. Hansen, o seu colega não tem necessariamente nenhum talento excepcional nem uma sorte inexplicável. Ele pode simplesmente estar dentro daquele grupo de pessoas que consegue trabalhar de forma inteligente, maximizando a produção por hora de trabalho. Em outras palavras, rendendo mais trabalhando menos. Mas, isso é possível? Ou mera utopia?  Para Hansen, trabalhar assim não somente é possível, como é mais fácil do que parece. E ele mostra o passo a passo em Sucesso no trabalho – Como os melhores gestores e funcionários trabalham menos e rendem mais. O livro é resultado de um estudo sobre desempenho individual que o acadêmica realizou a partir de uma pesquisa com cinco mil gerentes e funcionários de várias empresas, em 2011. A partir dos resultados das análises, Hansen estruturou sete práticas de trabalho inteligente ligadas ao alto desempenho. 

As quatro primeiras delas dizem respeito ao papel do indivíduo na organização. O primeiro passo é selecionar, dentro das possibilidades do trabalho, um pequeno conjunto de prioridades e dedicar-se a eles exaustivamente, obsessivamente, buscando sempre o melhor resultado. A ideia é reduzir o escopo de atividades e a supervalorizada habilidade multitarefa para se concentrar em fazer menos e melhor. Em seguida, é importante que o trabalho tenha valor para outros e que não haja a preocupação de apenas atingir as metas pré-definidas. Se o objetivo alcançado não resultar em benefícios, de que adianta? É o que o autor chama de ‘redesenhar o trabalho’. A terceira técnica de Hansen é evitar a repetição mecânica – de métodos, regras, esquemas – em favor da melhoria das habilidades a partir das falhas cometidas e das revisões e aprendizados constantes.  O quarto passo é procurar funções que combinam sua paixão com uma forte sensação de propósito. Não basta fazer apenas o que gosta, mas entender a diferença que fazemos na vida dos outros a partir de nossa paixão.

As outras três técnicas dizem respeito ao nosso desempenho dentro da coletividade. A primeira delas é a utilização de táticas de influência para ganhar o apoio dos outros de forma engenhosa. São duas: argumentar a seu favor apelando para o emocional de seu público e a determinação inteligente, que visa estratégias personalizadas para mitigar eventuais resistências aos seus argumentos de forma direcionada, pessoa a pessoa. A outra técnica é a diminuição de reuniões de equipe supérfluas, com um trabalho mais focado em equipe. E, por fim, escolher cuidadosamente os projetos colaborativos em que vai se envolver e recusar, dentro do possível, os menos produtivos. O autor apresenta essas sete técnicas de forma prática neste guia, norteadas por cases e histórias de vários executivos e funcionários que elevaram seu desempenho no trabalho a partir delas.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Morten Hansen é professor de administração na Apple University, em Apple. Coautor com Jimmy Collins (Feitas para durar) de Vencedoras por opção. Professor na Harvard e doutorado pela Stanford Business School. 

Página do autor +