Capa do livro Golpe de vista

Golpe de vista

Autor: beau lotto

Tradução: Ryta Vinagre

Preço: R$ 64,90

320 pp. | 16x23 cm

ISBN: 978-85-325-3134-6

Assuntos: COMPORTAMENTO, CIÊNCIAS/NEUROCIÊNCIAS

Selo: Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 32,90

E-ISBN: 978-85-8122-760-3

Lembra daquele mito de que utilizamos somente 10% do nossocérebro e que se o utilizássemos em sua totalidade seríamos seres muito maisextraordinários? O que Beau Lotto nos apresenta em Golpe de Vista” não é exatamente isso, mas tão instigante quanto e,segundo ele, comprovado cientificamente. O neurocientista nos explica, logo naintrodução, que somente 10% das informações que o nosso cérebro utiliza paraenxergar vêm dos olhos, os outros 90% vem de outras partes. O que isso querdizer? Que mais “percebemos” o mundo do que o enxergamos como ele realmente é,simplesmente porque nosso cérebro ainda não “evoluiu” o suficiente para isso.

O que vemos no nosso dia a dia é um misto de sentimentos,história, sensações, experiências de vida e sociais e tantas outras construçõesdo decorrer da nossa vida. E o que isso quer dizer? Segundo Lotto, que podemosviver menos no modo “automatizado”, aceitando o que nos é posto, e passar aquestionar mais o que vemos a nossa volta. A partir do momento que você entendeque “nada é real” em sua totalidade, também entende que o que pareceabsolutamente rígido na vida em sociedade é totalmente mutável. E isso pode sertão libertador!

O neurocientista argumenta que nosso cérebro possui uma“tendência neurológica à ilusão”. É como se estivéssemos todo o tempo dentro daCaverna de Platão, enxergando apenas sombras do mundo real e jurando que aqueleé o retrato fidedigno do mundo. Como romper com essa lógica? Questionar!Questionar! Questionar! Segundo o autor o que há de mais bonito em nossocérebro é o fato de ser delirante e, por isso, uma forma de viver maisplenamente e de alcançar o progresso, mesmo que o cérebro tenha suaslimitações, é estimulá-lo a novas visões de mundo. É exatamente nessa jornadade autoconhecimento que o autor nos leva.

Famoso nos circuitos de palestras do TED, é possívelencontrar na internet vários vídeos do autor, em que ele explica,principalmente através de ilusões de ótica, como o cérebro nos prega peças otempo inteiro. Criador do Lab of Misfits,ou o “Laboratório dos Desajustados” (cujos vídeos valem muito a pena servistos!), Beau Lotto desenvolveu uma série de pesquisas multidisciplinares echegou a conclusão que o próximo grande passo de inovação da humanidade não éuma tecnologia, mas sim “o jeito de ver”. O resumo destes mais de 25 anos depesquisa é o que você encontra em Golpede Vista.

Ao fim da leitura você verá que é difícil encaixar esselivro em uma estante só. O que começa parecendo ficção científica, se mostraembasado pela neurociência, termina lembrando autoajuda e é o tempo inteiro umagrande aventura da percepção. Longe de ser voltado para acadêmicos da área, pormais que apresente provas científicas de suas conclusões, Golpe de Vista é daqueles livros universais, dos quais é impossíveller e continuar sendo o mesmo.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Beau Lotto é professor de neurociência da Universidade de Londres, com passagem pela University College London, e professor visitante da Universidade de Nova York. Seu trabalho se concentra nos mecanismos biológicos, computacionais e fisiológicos da percepção. Realiza pesquisas sobre a percepção e o comportamento humano e de abelhas há quase 3 décadas, e seu interesse em educação, negócios e artes o levou ao empreendedorismo e a envolver o público da ciência. Sua apresentação "Ilusões óticas mostram como enxergamos", do TEDGlobal, já teve mais de 5 milhões de visualizações. Nascido em Seatle, com formação na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e na Faculdade de Medicina de Edinburgo, Lotto hoje se divide entre Oxford e Nova York. 

Página do autor +