Capa do livro Descomplicadas

Descomplicadas

Autor: lisa damour

Tradução: Fabienne W. Mercês

Preço: R$ 59,90

288 pp. | 16x23 cm

ISBN: 978-85-68696-57-6

Assuntos: EDUCAÇÃO/PEDAGOGIA, PSICOLOGIA/RELACIONAMENTO

Selo: Bicicleta Amarela

Preço: R$ 29,90

E-ISBN: 978-85-68696-59-0

Com anos de experiência ouvindo meninas e seus pais, a psicóloga americana Lisa Damour sabe como ninguém que pode ser muito estressante deixar a infância e entrar no mundo adulto. Mas, segundo ela, a adolescência não precisa ser o caos que todos pintam. Em Descomplicadas, best-seller do New York Times, a especialista ensina pais e mães a olharem para as suas filhas adolescentes com outros olhos.

Não, a sua filha não é a única que faz os pais passarem por momentos embaraçosos. Sim, adolescentes às vezes são irritantes. Isso porque existe um padrão no amadurecimento, como um mapa de como elas crescem: é comum, por exemplo, o comprimento da saia diminuir e a porta do quarto passar a ser trancada à chave. Para que os pais possam identificar em que fase do desenvolvimento físico, social ou mental cada ex-menininha se encontra, Lisa descreve comportamentos que se repetem e enumera as sete etapas necessárias para que garotas se tornem adultas, como “Dominando as emoções”, “Desafiando a autoridade do adulto” e “Entrando no mundo do romance”. Reconhecendo em qual delas a filha está, fica mais fácil entendê-la e se relacionar com ela.

Lisa Damour dá ferramentas para a família se conectar (uma carona para a escola, momento em que todos olham para a frente e têm a certeza de que qualquer assunto não se estenderá por muito tempo, pode ser uma boa oportunidade para puxar conversa), além de apontar comportamentos que merecem atenção especial. No final de cada capítulo, a seção “Quando se preocupar” vai ajudar os pais a decidirem quando é preferível não interferir ou quando é melhor fazê-lo. Com base em uma união de fatores, o livro vai acender uma luz amarela se houver a necessidade de procurar ajuda profissional, ou vai tranquilizar os pais para que deixem suas garotas seguirem adiante sozinhas.

Este guia pretende ajudar pais a compreenderem suas filhas, a se preocuparem menos com elas e também incentivar que cada etapa alcançada seja aplaudida. Tudo para descomplicar a tarefa desafiadora, desgastante e ao mesmo tempo deliciosa.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Lisa Damour é diretora do Centro de Pesquisa sobre Meninas na Laurel School, tem um consultório particular de psicoterapia, cuja especialidade é o atendimento a adolescentes, e dá consultoria e palestras internacionalmente. É também professora associada do Centro Schubert de estudos da criança e instrutora clínica no Departamento de Ciências Psicológicas na Case Western Reserve University. Vive com o marido e duas filhas em Shaker Heights, Ohio. No site da autora – drlisadamour.com – há vídeos com comentários sobre as sete etapas de desenvolvimento adolescente.

Página do autor +