Capa do livro A garota do casaco azul

A garota do casaco azul

Autor: monica hesse

Tradução: Rachel Agavino

Preço: R$ 49,90

336 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-7980-442-7

Assuntos: FICÇÃO – ROMANCE/NOVELA, SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Selo: Rocco Jovens Leitores

Disponível em e-book

Preço: R$ 29,90

E-ISBN: 978-85-7980-444-1

Amsterdam, 1943. A guerra chegou à Holanda. Hanneke Bakker só quer sobreviver e fazer seu trabalho sem ser notada, até que um pedido inusitado muda toda a sua vida. Esse é o mote de A garota do casaco azul, romance histórico escrito a partir de ampla e minuciosa pesquisa pela jornalista norte-americana Monica Hesse. O livro narra um drama fictício, mas que poderia ser real: a da jovem que trabalha com contrabando para sustentar a família e resistir à ocupação nazista - que matou mais de dois mil militares holandeses e mais de cem mil judeus no país - até o dia em que ela precisa encontrar uma garota judia que sumira do esconderijo sem deixar rastros ou explicações.

Hanneke passa seus dias procurando e entregando produtos conseguidos no mercado negro de uma Amsterdam assustada e tomada por alemães. Sua aparência loura e de olhos claros facilita seu trabalho, mas não diminui sua raiva pelos nazistas e nem sua tristeza pela perda de Bas, seu namorado, morto na linha de frente holandesa durante os primeiros dias da invasão.

Sem o conhecimento dos pais, Hanneke vai criando uma reputação no mercado negro local. E ela gosta de pensar em seu trabalho ilegal como um pequeno ato de rebelião. Até que durante uma entrega de rotina, a jovem recebe um pedido inusitado: encontrar uma pessoa. A velha sra. Janssen implora a Hanneke que ache Mirjam, uma adolescente judia, que vinha escondendo em um quarto secreto de sua casa e desapareceu sem deixar vestígios.

Inicialmente, Hanneke não quer se comprometer, mas o misterioso desaparecimento aguça sua curiosidade, e o que começa como uma simples pesquisa, leva a mais perguntas e ao encontro de Ollie, irmão mais velho de seu namorado, e desencadeia uma corrente de eventos estonteantes que a coloca no coração da Resistência Holandesa e abrem seus olhos para os horrores da máquina de guerra nazista. Até que precisa tomar uma decisão que mudará sua vida para sempre.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Monica Hesse é uma autora nacional de best-sellers de Normal, Illinois. Ela é a ganhadora do Prêmio Edgar de Melhor Jovem Adulto Misterioso por seu livro Garota no Casaco Azul, e pelo prêmio Narrativa de Histórias da Society for Feature Journalism.

Página do autor +