Capa do livro Chuva clara

Chuva clara

Autor: adriana cerdeira gutman

Ilustração: Anielizabeth

Preço: R$ 34,90

32 pp. | 21x28 cm

ISBN: 978-85-7087-002-5

Assuntos: INFANTIL, ILUSTRADO, ROCCO PEQUENOS LEITORES

Selo: Rocco Pequenos Leitores

Disponível em e-book

Preço: R$ 22,90

E-ISBN: 978-85-7087-004-9

Clara é uma menina de sete anos que adora brincar na chuva. Esses são seus dias favoritos — pular nas poças de água e sujar os pés de lama são, para ela, motivos de alegria. Mas esta não é uma história sobre a chuva. É uma história sobre encontros e descobertas. Clara e sua mãe atravessam juntas uma jornada de aproximação das diferenças. Desse encontro as duas saem transformadas. Livro de estreia da psicanalista Adriana Cerdeira Gutman, Chuva clara fala do encontro de dois mundos diferentes – o das crianças e o dos adultos – e mostra o quão rica e incrível pode ser essa troca. 

A estreante Adriana Cerdeira Gutman apresenta uma personagem que vê o mundo com olhos novos. A chuva poderia ser um inconveniente, algo que atrapalha o bom funcionamento do dia, mas para Clara não é assim. Clara vê a chuva. Não a avalia por sua utilidade, mas por sua beleza: cheiros, cores, umidade. A chuva é um verdadeiro acontecimento. Clara se entrega a ela. Sua mãe, contudo, não partilha de seu entusiasmo: experimenta a chegada da chuva como sendo um verdadeiro problema .

Chuva clara é um livro sobre a possibilidade de se deixar transformar. E, veja bem, uma transformação não quer dizer, necessariamente, algo que ficou melhor ou mais funcional, e sim algo que não é mais aquilo que era. A ameaça de chuva no dia da festa de Clara coloca mãe e filha em movimento. Nesse processo, Clara amadurece e, portanto, também sofre. Sua mãe também muda, avança. Para contar a história da personagem, Adriana criou um quase poema. Mesmo em prosa, as palavras do texto rimam e proporcionam uma divertida leitura cantada. O livro conta ainda com os delicados desenhos de Anielizabeth. A ilustradora criou imagens cheias de cores, para combinar com a alegria de Clara quando ela sai para brincar.

Chuva clara é uma ótima leitura para se fazer em grupo, em família, em casa, na escola com os professores ou numa biblioteca com amigos.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Adriana Cerdeira Gutman é psicanalista. Nascida em Niterói, Rio de Janeiro, se formou em psicologia pela PUC-Rio. Filha de dois professores de literatura, as histórias fazem parte de sua vida desde sempre. Com sete anos escreveu seu primeiro livro, caprichosamente confeccionado em folhas de papel A4 e costurado com lã cor-de-rosa. Hoje, publica oficialmente seu primeiro livro. Chuva clara é seu sonho de infância realizado.

Página do autor +