Capa do livro As andanças de Tião Jalapão pelo sertão do Tocantins

As andanças de Tião Jalapão pelo sertão do Tocantins

Autor: fábio sombra

Preço: R$ 39,90

128 pp. | 14 x21 cm

ISBN: 978-85-7980-419-9

Assuntos: FICÇÃO – ROMANCE/NOVELA, ROCCO JOVENS LEITORES, JUVENIL, VIAGEM

Selo: Rocco Jovens Leitores

Disponível em e-book

E-ISBN: 978-85-7980-425-0

Prepare a mochila e venha desvendar os mistérios de um território quase mágico no coração do Brasil. Em As andanças do Tião Jalapão pelo Sertão do Tocantins, o escritor Fábio Sombra conduz o leitor pelos principais pontos turísticos do Jalapão, resgata e recria  histórias da tradição oral local. E faz isso com um contador de causos de primeira: Tião Jalapão. O senhor de setenta e muitos anos, barba branca e pele curtida pelo sol, tem uma curiosa relação com a região. Afinal, ele esteve envolvido no surgimento de cada um dos atrativos mais procurados pelos turistas.

Sabe qual é a origem da Cachoeira do Lajeado? Surgiu depois que uma enorme Sucuri fugiu de sua toca carregando uma caixa de esmeraldas. Foi Tião quem salvou um rapaz que quase caiu na cachoeira recém-formada. Conhece o Morro do Saca-trapo e sua forma peculiar? Foi Tião quem construiu com o que restou da areia da Serra do Espírito Santo, que ele mesmo aplainou. O morro saiu com o formato que os visitantes veem hoje em dia, porque debaixo de toda a terra está escondido um disco voador. Para os leitores desconfiados, Tião deixa o recado: “estão duvidando da história? Pois eu juro pelas pelancas do pescoço da minha avozinha Maria Pedrinha - que Deus a tenha - que é a mais pura verdade”.

A história, escrita e ilustrada por Sombra, percorre os principais atrativos da região e constrói um guia para nenhuma criança – ou adulto – botar defeito. Violeiro e pesquisador da cultura popular brasileira, Fábio Sombra criou uma narrativa cativante, que une as tradições populares e a arte dos “contadores de causos” para levar o leitor a um passeio por uma das regiões mais impressionantes do Brasil. Histórias de assombração e de seres de outro mundo se alternam a descrição de paisagens paradisíacas nesta viagem mágica, conduzida por Fábio Sombra ao Sertão do Tocantins. 

Para maiores informações, visite o blog: www.tiaojalapao.blogspot.com.br

Comente  
Instagram

O AUTOR

Fábio Sombra é escritor, ilustrador e pesquisador da cultura popular brasileira, com 47 obras publicadas e mais de meio milhão de exemplares vendidos no Brasil. Sombra recebeu por duas vezes o prêmio de altamente recomendável para o jovem da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ e se apresentou em festivais e eventos literários no Brasil, na Inglaterra, em Portugal e na França. Trabalhou também, por muitos anos, nas áreas de turismo nacional e internacional, sendo listado pela respeitada revista inglesa de viagens Condé Nast Traveler, como um dos 50 profissionais de turismo “que todo viajante deveria conhecer”. Sombra nasceu em 1965 e vive até os dias de hoje na cidade do Rio de Janeiro.

Página do autor +