Capa do livro O artista da faca

O artista da faca

Autor: irvine welsh

Tradução: Ryta Vinagre

Preço: R$ 44,90

256 pp. | 16x23 cm

ISBN: 978-85-325-3123-0

Assuntos: FICÇÃO – ROMANCE/NOVELA

Selo: Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 29,90

E-ISBN: 978-85-812-2753-5


O violento Francis Begbie, de Trainspotting, está de volta. Em O artista da faca, Irvine Welsh mostra o que aconteceu ao psicopata escocês, aparentemente recuperado depois de sair da cadeia. Morando na ensolarada Califórnia e levando uma vida feliz ao lado da mulher, sua terapeuta da época da prisão, ele cuida das duas filhas pequenas e faz sucesso como artista plástico, assinando suas obras como Jim Francis. A morte do filho mais velho, entretanto, fará com que ele volte a Edimburgo e se depare com fantasmas de um passado que prefere esquecer.

Pintor e escultor de renome, casado com uma mulher jovem, linda e rica, pai amoroso de duas meninas: a vida de Jim Francis, nome adotado pelo ex-presidiário Francis Begbie, mudou tanto que ele mesmo custa a se reconhecer. Afastado do álcool, das drogas e dos antigos amigos, Jim leva uma vida pacata na Califórnia, nos Estados Unidos, dando vazão à agressividade ao produzir esculturas retratando celebridades mutiladas. Sua loucura parecia sob controle até o dia em que dois homens ameaçam a família que ele construiu. É o primeiro passo para aflorar a violência reprimida.

Ao receber a notícia da morte do filho mais velho, de quem nunca foi próximo, Jim precisa voltar a Edimburgo para o enterro. Após descobrir que o rapaz foi assassinado, ele percebe que sua antiga comunidade espera uma atitude digna de Francis Begbie – vingança, da maneira mais sangrenta possível. Enquanto isso, nos Estados Unidos, Melanie, a mulher de Jim, lida com a possibilidade de o marido não ter contado toda a verdade sobre o destino dos homens que os ameaçaram. Assustada, ela tenta se convencer de que o ex-presidiário não botou tudo a perder.

Ao longo das páginas, Irvine Welsh prende os leitores em uma teia de violência e suspense, com Jim Francis oscilando entre a redenção e as tentações do passado. O que acontecerá se Francis Begbie vier à tona? Jim irá perder o controle arduamente conquistado? Acompanhe as emoções de O artista da faca e descubra qual das duas personalidades sairá vencedora na disputa pela cabeça e pelo coração do protagonista.

Leia um trecho +

Comente  
Instagram

O AUTOR

Humor e ironia causticamente refinados. Eis as marcas de Irvine Welsh, aclamado (e controverso) autor de romances, contos, peças e roteiros. Antes de ser escritor, foi técnico de TV, cantor e guitarrista de bandas obscuras de punk rock, e especulador imobiliário. Em 1993, publicou seu primeiro romance,Trainspotting, sobre o submundo dos jovens britânicos viciados em heroína. Sucesso de público e crítica, o livro ganhou as telas em 1996, pelas mãos do diretor Danny Boyle. Natural de Edimburgo, Escócia, Welsh afirma ter nascido em 1958. Outras fontes, porém, citam 1961, e mesmo 1951 — polêmica irrelevante. O que importa é o talento narrativo que o consagrou como um dos mais brilhantes autores britânicos surgidos nos anos 1990.

Página do autor +