Capa do livro O fim do mundo é aqui

O fim do mundo é aqui

Autor: amy zhang

Tradução: Sofia Soter

Preço: R$ 34,90

272 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-7980-404-5

Assuntos: FICÇÃO – ROMANCE/NOVELA, YOUNG ADULT

Selo: Rocco Jovens Leitores

COMPRE O LIVRO

Disponível em e-book

Preço: R$ 22,90

E-ISBN: 978-85-7980-407-6

Nada na vida de Janie Vivian é comum. Pelo menos ela não quer que seja. Nem mesmo a amizade com Micah. Na escola, eles fingem nem se conhecerem. Mais uma ideia maluca de Janie, que Micah aceita sem questionar. A outra é matar a aula toda quinta-feira para se encontrar na pedreira, uma antiga área de extração de minério, onde eles colecionam pedras e segredos, interagem com a "metáfora" e dividem garrafas de vodca. Ali eles são apenas Janie e Micah, Micah e Janie, e um significa para o outro “mais do que qualquer coisa” e “mais do que tudo”.
 
A história começa com Micah acordando no hospital sem lembrar de coisa alguma. É como se o cérebro estivesse líquido. Quer dizer, a última lembrança é a de Janie atravessando a tábua que liga as janelas das casas vizinhas, no último dia de férias, antes de começar o terceiro ano. Eles fazem isso desde o ensino fundamental, mas agora tudo será diferente, pois Janie está se mudando para o outro lado da cidade, para uma casa grande que ela detesta com todas as forças.
 
Por mais que todos tentem inserir memórias na cabeça de Micah, ele não tem a menor ideia do que fez nas últimas semanas. Por que ninguém responde objetivamente onde Janie está? Talvez respondam e ele esqueça novamente. Por que nos últimos dias dois policiais vêm ao quarto e perguntam coisas sobre as quais ele não faz a menor ideia? Quando foi que a casa de Janie pegou fogo? Por que é que todas aquelas pessoas do colégio estavam lá no momento do incêndio? Cadê a Janie, que ainda não veio fazer uma visita?
 
A escritora Amy Zhang constrói a história em duas partes, dividida em antes e depois do dia do incêndio, antes e depois de a existência ficar pesada demais para Janie. A autora reúne os questionamentos e as tentativas de Micah de se lembrar do que aconteceu, o ponto de vista de Janie antes de o mundo virar apocalipticamente de ponta-cabeça, e trechos dos diários em que a garota anotou de forma compulsiva frases de Virgínia Woolf e interpretações para seus contos de fadas preferidos. Assim como em seu primeiro livro, Quando tudo faz sentido, Amy Zhang escreve sobre a beleza e a perturbação do fim da adolescência e o início da vida adulta, as consequências das atitudes dos pais e a ingenuidade e a alegria com que os personagens encaram o mundo antes dele se tornar complexo e beirar o insuportável.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Amy Zhang nasceu na China, cresceu em Wisconsin e agora mora no estado de Nova York. Quando ela não está escrevendo, pode ser encontrada tocando piano ou rebatendo bolas na quadra de tênis. Amy tem dois livros publicados. Quando tudo faz sentido é seu primeiro romance.

Página do autor +