Capa do livro Avenida dos mistérios

Avenida dos mistérios

Autor: john irving

Tradução: Léa Viveiros De Castro

Preço: R$ 69,90

448 pp. | 16x23 cm

ISBN: 978-85-325-3107-0

Assuntos: FICÇÃO – ROMANCE/NOVELA

Selo: Rocco

COMPRE O LIVRO

Disponível em e-book

Preço: R$ 34,90

E-ISBN: 978-85-8122-733-7

Avenida dos Mistérios é o mais recente romance do veterano escritor e roteirista John Irving, autor que completa agora 40 anos de uma bem-sucedida carreira. Três vezes finalista do National Book Award e ganhador do prêmio em 1980 pelo romance O mundo segundo Garp, levado para o cinema com Robin Williams no papel principal, Irving retoma em seu mais novo livro algumas de suas obsessões: infância, orfandade, religião, sexo, excentricidade, realismo fantástico e escritores.
 
No livro, ambientado entre o México e os Estados Unidos, Juan Diego Guerrero é um internacionalmente conhecido escritor mexicano-americano, autor de uma literatura pujante e sedutora, que transita entre a ficção e a realidade. A imaginação extremamente fértil e selvagem serve de contraponto, porém, para uma vida bastante limitada: um acidente na infância aleijou um de seus pés, dificultando seus movimentos. Além disso, um problema congênito no coração o faz tomar remédios que o impedem de sentir qualquer prazer ou emoções fortes, o que transforma sua existência em uma vida infeliz e medíocre. Mas uma promessa de infância vai fazê-lo romper com sua proteção autoimposta.
 
Juan Diego é o mais novo escritor-personagem de sua galeria de criações, que inclui o fascinante Garp (de O mundo segundo Garp). Limitado fisicamente, Juan Diego tem uma imaginação sem limites estimulada, principalmente, pela vida incomum que teve desde criança, vivida em um lixão em uma pequena e pobre cidade mexicana. Uma infância que ele deseja desesperadamente esquecer.
 
Um dia, Juan Diego decide viajar para as Filipinas para cumprir uma promessa feita a um jovem americano que conheceu quando criança e que fugira para o México para escapar do recrutamento para a Guerra do Vietnã. A decisão intempestiva é estimulada por um ex-aluno da Universidade de Iowa, que se mudou recentemente para o país ao casar com uma filipina. Durante a viagem, conhece duas mulheres, mãe e filha, que, fãs de sua obra, vão disputar sua atenção. A corte da dupla o enche de desejo, mas também de medo: ele deve escolher entre abrir mão dos remédios para fazer sexo ou fazer sexo e correr o risco de morrer?
 
Paralelamente, aos complicados deslocamentos e esperas nos aeroportos, a personagem viaja em suas memórias que, incontroláveis, teimam em aflorar: ele, o garoto inteligente que aprendeu a ler sozinho com os livros descartados no aterro sanitário que vivia com sua irmã mais nova, Lupe, uma telepata que podia prever o futuro, odiava a Virgem Maria e era incapaz de se fazer entender quando falava; sua mãe, uma prostituta que era faxineira da igreja local; o protetor padre Pepe, o seminarista americano Edward, que se autoflagelava e que viria a adotar Juan Diego e levá-lo para os Estados Unidos junto com sua futura esposa, uma corajosa travesti; o circo das Maravillas, onde passaria um tempo depois do acidente que o aleijou.
 
Em Avenida dos Mistérios, Irving retira seu personagem do estado de quase catalepsia que viveu como adulto e o lança no mundo, iniciando um processo de acerto de contas com seu presente e, principalmente, com seu passado.

Comente  
Instagram

O AUTOR

John Irving é um dos maiores nomes da ficção norte-americana contemporânea, com livros publicados em 35 idiomas. Nascido em 1942, em New Hampshire, alcançou sucesso internacional com O mundo segundo Garp, que lhe rendeu o National Book Award e ganhou uma adaptação cinematográfica, em 1982, estrelada por Robin Williams. Outras obras de destaque de Irving são As regras da Casa de Sidra, que deu origem ao filme Regras da vida, pelo qual recebeu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, A última noite perto do rio e Em uma só pessoa, todas publicadas pela Rocco.

Página do autor +