Capa do livro O que restou

O que restou

Autor: alexandra oliva

Tradução: Simone Campos

Preço: R$ 44,90

320 pp. | 16x23 cm

ISBN: 978-85-325-3104-9

Assuntos: FICÇÃO – ROMANCE/NOVELA, FICÇÃO CIENTÍFICA/DISTOPIA

Selo: Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 29,90

E-ISBN: 978-85-8122-730-6

Um programa de televisão que só oferece a desistência como forma de eliminação. Um reality show com duração indeterminada e que premiará o participante mais resistente. Pode parecer com algo que você conhece como os programas Survivor ou No Limite, mas e se isso se desenrolasse em paralelo a uma grande catástrofe de proporções desconhecidas? Os participantes sabem o que está acontecendo fora do programa? Ainda existe programa? A linha entre a verdade e a realidade midiática é o mote de O que restou, romance de estreia da jovem autora norte-americana Alexandra Oliva, já traduzido em mais de 20 países, considerado um dos melhores lançamentos de 2016 pelo Seattle Times e indicado ao prêmio Goodreads Choice, da Amazon.
 
O livro parte do desafio de Zoo, professora que decide viver uma última grande aventura antes de ter seu primeiro filho. Depois de dois anos de um casamento estável e feliz, ela aceita participar do programa e quer provar a si mesma que consegue suportar todas as provações físicas e psicológicas, como uma espécie de exercício de independência. Além das dificuldades naturais do contexto inicial do programa, tudo vai ficando mais tenso quando ela encontra vestígios assustadores. Verdadeiros ou cenográficos?
 
Os personagens, como em todo reality show, são bem delimitados. Um militar loiro e de olhos azuis, um lutador forte e vencedor, uma garçonete fútil e bonita, um engenheiro nerd, um estudante afeminado, um legítimo cowboy. Representações do imaginário televisivo. Todos envolvidos demais com a pressão do jogo e perdidos na linha tênue entre o perigo calculado que acham que enfrentam no programa e o perigo real de um mundo que parece de fato perto do caos.
 
Alexandra Oliva narra com propriedade e em primeira pessoa os detalhes do cotidiano de Zoo, como a construção de um abrigo, a busca por água e alimento, as técnicas para construir uma fogueira praticamente do nada e o encontro gradual com o ambiente de morte e destruição. A autora, como parte da pesquisa para o livro, participou de um curso de sobrevivência nas montanhas do estado de Utah, onde acampou sozinha por alguns dias sem mantimentos. Experiência que permitiu o realismo tão convincente de O que restou, que envolve o leitor nas linhas finas entre o verossímil e o imaginado.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Alexandra Oliva nasceu no estado de Nova York. Formada pela Universidade de Yale, ela também cursou escrita criativa na New School University e se dedicou a um treinamento intensivo de sobrevivência selvagem como pesquisa para O que restou, seu primeiro romance. Atualmente, mora com o marido e Codex, seu cachorro, na costa oeste dos Estados Unidos.

Página do autor +