Capa do livro Isabel de Castela

Isabel de Castela

A primeira grande rainha da Europa

Autor: giles tremlett

Tradução: Geni Hirata

Preço: R$ 69,90

624 pp. | 16x23 cm

ISBN: 978-85-325-3099-8

Assuntos: BIOGRAFIA/MEMÓRIAS/DIÁRIOS, HISTÓRIA

Selo: Rocco

COMPRE O LIVRO

Disponível em e-book

Preço: R$ 29,90

E-ISBN: 978-85-8122-728-3

Uma rainha que emergiu para glorificar sua nação e sustentar a fé cristã. A biografia Isabel de Castela - A primeira grande rainha da Europa, do jornalista e historiador inglês Giles Tremlett, especialista em temas da história da Espanha, narra de forma emocionante como no século XV, superando a apatia de um ambiente absolutamente masculino, Isabel de Castela tomou as rédeas de seu povo e concebeu um dos mais rígidos reinados da história da Europa. O interesse por Isabel é tanto atualmente que a história da rainha foi tema da série de TV Isabel, A Rainha de Castela.
 
Dividido em capítulos curtos e eletrizantes, o livro cresce cronologicamente com Isabel, documentando sua infância e amadurecimento até o casamento e parceria com Fernando de Aragão, ponto chave para a compreensão da aliança que sustentou as grandes aspirações da rainha. O pragmatismo que a possibilitou comandar guerras, coibir revoltas com violência e expulsar os muçulmanos de seu território é o mesmo que marcou sua vida privada, com um relacionamento político por natureza, que fortaleceu seu poder e ampliou também o domínio de seu reinado.
 
Isabel é retratada como a monarca que não só conseguiu criar as bases para unificação da Espanha, ultrapassando as disputas de territórios historicamente conflituosos como Granada, mas também que a preparou para uma nova era, de conquistas pelas navegações, guiada pelos avanços do Renascimento. Isabel e Fernando patrocinaram as expedições de Cristovão Colombo e inauguraram o caminho para o Novo Mundo, e ainda foram fundamentais para a consolidação da Igreja Católica na região, estabelecendo a Inquisição e a conversão obrigatória dos judeus.
 
Isabel de Castela é uma biografia sobre o exercício do poder. Firme, arrojada e ciente das limitações de gênero no contexto de sua época, a monarca marcou a história da Europa abrindo caminho para outras grandes rainhas como Elizabeth I, na Inglaterra, e Catarina, na Rússia. O livro conjuga de maneira exemplar rigor histórico com o talento literário de Giles Tremlett, que a partir de um texto fluido sobre a vida da rainha, constrói um panorama profundo das transformações do continente sob a influência de Isabel.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Giles Tremlett, jornalista e historiador inglês, é especializado em temas hispânicos e autor do bestseller Ghost of Spain – Travels Through a Country’s  Hidden Past (2007), assim como de uma festejada biografia de Catarina de Aragão (Catherine of Aragon, 2010). Seu trabalho é irrestritamente recomendado tanto pela British Spanish Society quanto pela Historical Novel Society, da Inglaterra.

Página do autor +