Capa do livro Olá, caderno!

Olá, caderno!

Autor: manu gavassi

Ilustração: Nath Araújo

Preço: R$ 39,90

312 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-7980-297-3

Assuntos: FICÇÃO – ROMANCE/NOVELA, JUVENIL

Selo: Rocco Jovens Leitores

COMPRE O LIVRO

Disponível em e-book

Preço: R$ 25,90

E-ISBN: 978-85-798-0302-4

O que se passa na cabeça de uma jovem de 17 anos? Em Olá, Caderno!, a cantora, compositora e atriz Manu Gavassi mergulha no universo adolescente para contar a história de Nina, filha de pais separados que mora em um apartamento em São Paulo na companhia dos irmãos, Gabriel e Agatha. As paixões, as fofocas, os desentendimentos em família e os dramas escolares são mostrados com detalhes, em uma narrativa deliciosa e bem-humorada, contada do ponto de vista da protagonista. Um dos principais nomes entre as celebridades teen, com mais de 10 milhões de seguidores nas redes sociais, Manu estreia na literatura com uma personagem de fácil identificação com o público e aborda temas sensíveis para os jovens como relações familiares, bipolaridade, solidão e sexualidade, com linguagem descontraída e cativante.

Aos 17 anos, Nina Francis se considera praticamente uma mulher. Por isso, quando resolve ter um espaço para escrever sobre seu dia a dia e externar pensamentos, escolhe um caderno. Afinal, diário é algo muito infantil, não combina com a imagem que ela tem de si mesma. Sem saber exatamente por onde começar, Nina se descreve como alguém normal, nem feliz nem triste, mas que conquista as pessoas pelo carisma. Ao longo das páginas, os leitores vão conhecendo figuras que fazem parte da vida dela, como os irmãos e o melhor amigo, Cadu.

Apaixonada por música, Nina toca violão, compõe e sonha com uma carreira nessa área. Ela até criou um canal no YouTube para postar vídeos com suas canções, mas é tímida demais para deixá-lo público. Somente Cadu tem acesso ao conteúdo, que a adolescente espera um dia mostrar a alguém que trabalhe em gravadora. Ao vencer o festival de talentos do colégio, acompanhada da banda que formou de última hora com a ajuda dos irmãos e de Cadu, Nina se anima com a perspectiva de chamar a atenção de um representante do mercado fonográfico.

Além dos amigos, da família, da escola e da música, Nina está sempre às voltas com meninos. Os leitores se divertem com os amores adolescentes, tão intensos e efêmeros quanto os relacionamentos jovens podem ser. A tática de conquista da jovem, que inclui um planejamento elaborado envolvendo as redes sociais, é um dos pontos altos do livro.

Enquanto acompanham um ano da vida de Nina, os leitores se identificam, seja porque vivem situações parecidas ou porque se lembram da própria história. É praticamente impossível não ceder ao carisma da protagonista, com suas tiradas divertidas. Manu Gavassi cria um diário – ou melhor, caderno – que desperta a curiosidade e deixa qualquer um com a sensação de fazer parte da turma de Nina.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Manu Gavassi nasceu em São Paulo e é cantora, compositora e atriz. Lançou seu primeiro álbum em 2010 e, desde então, muitas de suas composições tornaram-se singles de sucesso nas principais rádios pop do país. Como atriz, já atuou em telenovelas, séries de tevê e também no cinema. Olá, caderno! é a sua estreia na literatura.

Página do autor +