Capa do livro 365 dias para plantar

365 dias para plantar

Um diário para despertar a jardinagem em você pelos próximos 5 anos

Autor: carol costa

Ilustração: Brunna Mancuso

Preço: R$ 59,90

368 pp. | 10x15,5 cm

ISBN: 978-85-68696-60-6

Assuntos: COMPORTAMENTO, MEIO AMBIENTE/ECOLOGIA

Selo: Bicicleta Amarela

COMPRE O LIVRO

O que falta para você começar uma horta? Apresentadora do quadro de jardinagem do programa Mais cor, por favor, do canal GNT, do Jardinaria, da BandNews FM, e da websérie #MinhaHorta, além de consultora de empresas e palestrante, a jornalista e jardineira Carol Costa apresenta 365 dias para plantar, um livro interativo com dicas e curiosidades sobre plantas e jardinagem que mostra que é possível viver uma vida mais saudável, relaxada e feliz trazendo o verde das plantas para a casa, a mesa e o dia a dia.
 
Ilustrado por Brunna Mancuso e com espaço para comentários e anotações, o livro funciona como um diário que pode ser usado por cinco anos. Para cada dia do ano, uma pergunta ou observação que incentiva o leitor a registras suas preferências e experiências em relação às plantas e dicas sobre o cultivo das mais variadas espécies. No dia 1º de janeiro, aproveitando o ritmo de planos para o Ano-Novo, a autora propõe “No jardim dos meus sonhos tem...”, para que o leitor registre sua flor, árvore, folhagem, hortaliça ou suculenta preferida, e destaca que é importante conhecer o habitat natural da planta desejada para tentar simular em casa condições semelhantes de luz, solo e clima, para que ela prospere.
 
Ao longo dos 365 dias do ano, Carol oferece informações que vão de “Como criar seu próprio adubo rico em cálcio em casa” (usando casca de ovo, que deixa as plantas firmes e resistentes a lagartas) ou o quanto de água colocar no jardim, até macetes como reconhecer pintas e manchas estranhas nas folhas – se elas fazem grupos ou saem quando raspadas, talvez sejam cochonilhas, que podem ser removidas apenas com uma escova com água e sabão de coco, sem necessidade de usar fungicida. Outra dica importante: nada de diluir açúcar, medicamentos ou produtos de limpeza na água dos arranjos florais, como prega o senso comum. Para deixá-los bonitos por até 10 dias, basta cortar a pontinha das hastes e trocar a água diariamente. Já a sobra de água de cães e gatos é saudável para as plantas, pois eles deixam resíduos nutritivos de ração na tigela.
 
Para jardineiros amadores, experientes ou simplesmente para qualquer pessoa interessada em conhecer o maravilhoso mundo das plantas, 365 dias para plantar é um diário estimulante e repleto de dicas e curiosidades que farão qualquer um perder o medo de começar sua própria horta ou jardim.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Carol Costa já matou planta de sede, muitas outras por excesso de água. Jornalista há 20 anos – com passagem pelos grupos Abril, Globo, Record e Folha de S. Paulo e cinco prêmios como editora no currículo –, ela se descobriu mesmo depois que criou o site Minhas Plantas, na primavera de 2012. De lá pra cá, o que era um hobby se transformou em sua principal ocupação e ela trabalha em várias frentes, como uma árvore cheia de ramos. É colunista do quadro Jardinaria, da BandNews FM, foi apresentadora do Mais cor, por favor, no GNT, tem uma coluna na revista Natureza, viaja pelo Brasil dando cursos, palestras e treinamentos e apresenta a websérie #MinhaHorta, criada pela Isla Sementes, além de prestar consultoria para empresas e desenvolver produtos botânicos e presentes inspirados em flores e plantas. Publicou também Minhas plantas - Jardinagem para todos (Até quem mata cactos), pelo selo Paralela, da Companhia das Letras, e Horta em vasos, pela Editora Matrix.

Página do autor +