Capa do livro Mostre seu trabalho!

Mostre seu trabalho!

10 maneiras de compartilhar sua criatividade e ser descoberto

Autor: austin kleon

Tradução: Isabel W. De Nonno

Preço: R$ 29,90

224 pp. | 15,6x16 cm

ISBN: 978-85-325-3090-5

Assuntos: CRIATIVIDADE, DESIGN THINKING, EMPREENDEDORISMO

Selo: Rocco

COMPRE O LIVRO

Disponível em e-book

Preço: R$ 19,90

E-ISBN: 978-85-812-2708-5

Se você odeia a ideia de autopromoção e acha que seus feitos falam por si mesmo e, ainda sim, não “chegou lá” na sua carreira e sente que carece de reconhecimento, esse livro é para você. O jovem artista e escritor Austin Kleon mostra que lhe falta algo essencial para cair nas graças das pessoas que lhe importam, seja seu chefe, seu futuro empregador ou as pessoas de quem gostaria de ter a admiração: ser descoberto. Em Mostre seu trabalho!, o autor descreve dez passos para se tornar “encontrável”, usando as ferramentas mais acessíveis e populares para a divulgação nos dias de hoje: as mídias sociais e o ambiente digital.


Para Kleon, se você quer ser encontrado, precisa ser “encontrável”. Se você está sem trabalho, de que adianta mandar um currículo se poderia ser muito melhor criar um blog que abriga seu portfólio de realizações profissionais, artigos seus e outros de seu interesse – e que sugerissem e ratificassem seus gostos, perfis e linhas de pensamentos -, fotos, vídeos e outros materiais? Imagine se seu futuro empregador já conhecesse daí e sequer precisasse entrevista-lo?


Conhecido por Roube como um artista, no qual o jovem artista e escritor teoriza que a criatividade é para todos e parte do processo criativo é justamente copiar e se inspirar em outras influências, em Mostre seu trabalho! ele dá as dicas de como o leitor pode se tornar uma referência para os outros, ou no caso, ser “roubado”. O primeiro passo e que leva a todos os outros é entender que não é preciso ser um gênio para ser criativo. Existe um caldo de cultura ou uma cena no qual vários fatores conduzem a grandes descobertas e isso inclui um grupo de indivíduos criativos, um ecossistema de talentos. Por isso, para criar é preciso compartilhar, fazer com que parte do processo de criação seja conhecido por todos e que ele esteja aberto a contribuições, incluindo críticas.


Para tornar esse processo bem-sucedido, Kleon dá ótimas dicas de como usar o ambiente digital e as redes sociais como aliadas: postagens que contem uma boa história, que atraiam audiência, colaboração e engajamento. Que elas tenham uma periodicidade, ou seja, que crie uma fidelização nos interessados para que esses possam colaborar ou ajudar a alcançar seu objetivo: seja arranjar um novo trabalho ou criar um projeto seja qual for (uma obra de arte, uma startup...). Que o leitor saiba exatamente o que revelar e o que ocultar e que saiba regular o nível de contribuição dos participantes. E que, por fim, consiga atrair, mais do que engajamento, colaboração financeira: um novo emprego ou um financiamento para sua ideia, por exemplo. Em tempos de exposição ininterrupta, saber administrá-la e usá-la a seu favor significa a receita do sucesso.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Austin Kleon é autor do livro de poemas Newspaper Blackout, e seu trabalho tem sido destaque na NPR’ Morning Edition, PBS NewsHour, The Wall Street Journal e no site 20x200.com. Ele fala sobre criatividade e arte online para organizações como SXSW, TEDx e The Economist. Mora em Austin, Texas, onde mantém o endereço www.austinkleon.com

Página do autor +