Capa do livro Os Romanov

Os Romanov

O fim da dinastia

Coleção Os Romanov

Autor: robert k. massie

Tradução: Angela Lobo De Andrade

Preço: R$ 39,90

280 pp. | 16x23 cm

ISBN: 978-85-325-3085-1

Assuntos: HISTÓRIA

Selo: Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 25,90

E-ISBN: 978-85-8122-704-7

O desaparecimento da família imperial russa foi um dos maiores e mais cultivados enigmas do século 20. O czar Nicolau e a czarina Alexandra teriam sido assassinados por tropas bolcheviques ao lado de seus cinco filhos, porém o fato jamais foi oficializado pela Rússia Soviética. Ao longo de quase cem anos, relatos confusos, truncados e repletos de contradições foram dando origem a lendas que atravessaram fronteiras e gerações. Na mais famosa delas, a jovem Anastácia teria sobrevivido ao massacre e perdido a memória – uma trama fantasiosa que inspirou romances açucarados, musicais de Hollywood e desenhos animados. A realidade, no entanto, é muito mais cruel, ainda que igualmente fascinante. Em Os Romanov: O fim da dinastia, Robert K. Massie, vencedor do Pulitzer e autor de best-sellers como Catarina, a Grande, traça o relato definitivo da execução e seus desdobramentos.
 
Em 17 de julho de 1918, encarcerados havia quatro meses, o ex-imperador, a ex-imperatriz e os herdeiros Olga, Tatiana, Maria, Anastácia e Alexei, com idade entre 13 e 22 anos, foram conduzidos até um pequeno quarto, uma espécie de porão, onde acabaram surpreendidos por 11 homens armados com revólveres. O primeiro disparo se dirigiu a Nicolau, servindo de sinal para todo o esquadrão abrir fogo. Mãe e filha mais velha morreram imediatamente. Em meio aos projéteis que ricocheteavam pelo cômodo, as meninas mais novas se espremeram contra a parede, agachadas, até serem abatidas. Alexei se jogou no chão e foi atingido por dois tiros na orelha. Quando os corpos já estavam sendo enrolados em lençóis, uma das moças deu um grito. Sem munição, o bando terminou o serviço com golpes de baionetas e coronhadas de rifles. Terminava assim a dinastia Romanov.
 
O destino dos corpos, no entanto, se manteve como um mistério até 1991, com o fim da União Soviética, quando nove esqueletos foram exumados de uma cova rasa em Ekaterinburg, na Sibéria – local não muito distante do infame porão. Seriam aqueles os ossos dos Romanov? Em caso positivo, onde estariam os restos dos dois caçulas? Embasado por uma pesquisa minuciosa, que descortina informações inéditas e surpreendentes, Massie percorre os 73 anos entre um evento e outro numa narrativa que não deixa nada a dever aos melhores romances policiais.
 
A primeira dúvida que o autor esclarece se refere à culpa de Moscou e seu líder, Lênin, no que se refere ao aniquilamento dos Romanov. Em seu diário, publicado duas décadas mais tarde, o então comissário Leon Trotsky escreveu que “a decisão não era só conveniente, mas necessária. A severidade dessa justiça sumária mostrava ao mundo que continuaríamos a lutar implacavelmente, sem que nada nos detivesse. ” Depois, com drama e suspense dignos de CSI, ele acompanha as investigações, as idas e vindas dos exames de DNA e a disputa entre as equipes de cientistas russos e americanos que contribuíram para enfim solucionar o mistério.
 
Massie também analisa delírios, mentiras, romantismos, farsas e disparates que sempre acompanharam a história – originados pela desinformação difundida pelo governo de Lênin. Entre os muitos reivindicantes ao trono da Rússia, uma se destacou das demais: Anna Anderson, que, desde seu aparecimento, em 1920, até a sua morte, em 1984, foi tida por muitos como a verdadeira Anastácia. Juntando em partes iguais o melhor das narrativas históricas, das reportagens e dos thrillers, Os Romanov: O fim da dinastia é uma obra fundamental para o entendimento do conturbado e intenso século 20.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Vencedor do Prêmio Pulitzer, o historiador norte-americano Robert Kinloch Massie nasceu no Kentucky, em 1929. Formado em História Americana pela Universidade de Yale e em História Moderna da Europa pela Universidade de Oxford, Massie dedicou grande parte de sua vida acadêmica aos estudos sobre a Dinastia Romanov. Suas obras foram adaptadas para o cinema e a televisão.

Página do autor +