Capa do livro Uma esperança mais forte que o mar

Uma esperança mais forte que o mar

A jornada de Doaa Al Zamel

Autor: melissa fleming

Tradução: Ryta Vinagre

Preço: R$ 29,90

272 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-3074-5

Assuntos: CIÊNCIA POLÍTICA/RELAÇÕES INTERNACIONAIS, ASSUNTOS CONTEMPORÂNEOS

Selo: Rocco

COMPRE O LIVRO

Disponível em e-book

Preço: R$ 19,90

E-ISBN: 978-85-8122-698-9

Doaa tinha uma típica vida de adolescente em Daara, na Síria. Sonhava em ser livre, em não precisar se submeter a nenhum marido e conseguir cursar uma faculdade. Mas seus sonhos deixaram de ter importância quando sua vida foi atravessada por uma guerra e as preocupações do futuro estavam agora no presente. Era preciso sobreviver. Uma esperança mais forte que o mar é baseado no emocionado relato de uma refugiada síria, que passou pelas mais intensas e apavorantes experiências até conseguir chegar à Europa. Uma história surpreendente para todos os que seguem suas rotinas a salvo de grandes conflitos, mas, infelizmente, uma trajetória recorrente na terra de Doaa e sua família.

Melissa Fleming, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, se deparou com a história de Doaa quando ela já estava em Creta, na Grécia, depois de ter sobrevivido a um naufrágio e ficado quatro dias à deriva no mar. A embarcação em que estava contava com cerca de 500 refugiados, que tentavam cruzar o mar com a esperança de uma vida melhor. Os contrabandistas, responsáveis pelo grupo, não cumpriram com o trato. O barco foi atacado no meio do caminho. Apenas 11 sobreviveram. Doaa viu os corpos flutuando, seu noivo perder as forças e afundar no mar, mães implorando pela vida dos filhos. Em uma pequena boia, sem saber nadar, tentando manter a esperança, ela sobreviveu ao resgate e conseguiu salvar uma menina de 18 meses.

O leitor se depara com sua história ainda menina. Acompanha a maneira como sua vida se transforma, depois que uma onda de protestos, conhecida como Primavera Árabe, atacou seu país e deu início a uma guerra.  Presencia sua mudança para o Egito, depois que bombardeios destruíram a barbearia de seu pai e as perseguições faziam com que ninguém estivesse em segurança. Conforme os sírios foram chegando aos milhares, superpopulando os países vizinhos e acabando com a oferta de empregos, a perseguição e o boicote acabaram com as esperanças de um recomeço em terra estrangeira. A solução era enfrentar o mar e tentar chegar à Europa.

Depois de transformar a trajetória de Doaa em discurso no TED e, posteriormente, em livro, Melissa Fleming conseguiu emocionar leitores de diferentes partes do mundo. Mas a guerra na Síria continua e milhares de famílias precisaram deixar suas casas e ainda tentam encontrar um lugar seguro para viver.

Leia um trecho +

Comente  
Instagram

O AUTOR

Melissa Fleming é diretora de Comunicações do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Viaja a zonas de guerra e campos de refugiados para dar voz às milhões de pessoas obrigadas a abandonar seus lares. Colabora com frequência com The New York Times, The Washington Post, CNN e NPR. Contou a história de Doaa pela primeira vez no palco do TED, e sua palestra pode ser vista em TED.com.

Página do autor +