Capa do livro Cérebro

Cérebro

Uma biografia

Coleção Origem

Autor: david eagleman

Tradução: Ryta Vinagre

Preço: R$ 34,90

256 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-3075-2

Assuntos: CIÊNCIAS/NEUROCIÊNCIAS

Selo: Rocco

COMPRE O LIVRO

Disponível em e-book

Preço: R$ 22,90

E-ISBN: 978-85-8122-703-0

A história do cérebro é a história do que somos. A forma como percebemos o mundo, as decisões que tomamos, as alterações no humor, tudo passa por um dispositivo central cheio de conexões que mudam a cada segundo. Contar em detalhes essa história é o desafio de Cérebro – Uma biografia, novo livro de David Eagleman, neurocientista e apresentador da série de TV da BBC The Brain, além de autor de Incógnito, que já abordava questões importantes sobre o assunto. Com uma linguagem acessível, que passa longe do texto científico clássico, a rotina do funcionamento do cérebro é apresentada como um resumo da experiência humana.
 
Em capítulos como Quem sou eu? e O que é a realidade?, Eagleman explica como as narrativas que conhecemos para a vivência cotidiana são mediadas pelo cérebro e como muito do que tratamos como natural depende desse filtro. Nossa própria noção de consciência está restrita a esses limites, deixando escapar uma infinidade de informações não processadas e possibilidades de expansão.  Ele apresenta o mundo exterior como uma construção muito bem elaborada pelo cérebro a partir da produção de conexões geradas ao longo de toda a vida.
 
A relação dos sentidos com a resposta cerebral é um dos pontos altos do livro. Eagleman cita o caso de um homem que, depois de passar 40 anos cego, recupera a visão e simplesmente não consegue ver o mundo da mesma forma que nós enxergamos. As cores, a resposta à luz, tudo estava programado para uma outra realidade. Mas aí também entra a mágica cerebral, que aos poucos vai readaptando as ligações cognitivas e retornando com o padrão de experiências que conhecemos, como a noção espacial, a forma de objetos e rostos e ajustes de intensidade na iluminação.
 
O autor também elabora considerações sobre o futuro de nossa espécie, levantando questões de suas pesquisas sobre o desenvolvimento da atividade cerebral e do uso de dispositivos externos que intensifiquem nossas experiências. Passando pela robótica e pelos coletes sensoriais, Eagleman é um entusiasta da ampliação das potencialidades da nossa cognição.

Leia um trecho +

Comente  
Instagram

O AUTOR

David Eagleman é neurocientista, professor da Universidade de Stanford. Sua pesquisa científica já foi publicada em revistas como Science e Nature. É autor dos best-sellers Incógnito e A soma de tudo, ambos publicados pela Rocco. Foi roteirista e apresentador da série de televisão The Brain, produzida pela BBC.

Página do autor +