Capa do livro O design da sua vida

O design da sua vida

Como criar uma vida boa e feliz

Coleção Pitch Deck

Autor: bill burnett e dave evans

Tradução: Juliana Saad

Preço: R$ 49,50

304 pp. | 14x18 cm

ISBN: 978-85-325-3070-7

Assuntos: DESIGN THINKING, CRIATIVIDADE, LIDERANÇA/DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Selo: Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 29,50

E-ISBN: 978-85-8122-694-1

Passamos a vida toda em busca da felicidade. E essa busca é norteada por crenças largamente difundidas e estimuladas, entre elas, a de que seremos felizes se formos bem-sucedidos, a de que nossa formação universitária determinará nossas carreiras – nos Estados Unidos, por exemplo, dois terços dos formados não atuam na área em que se graduaram – para todo o sempre, que seremos realizados ao fazer somente aquilo que nos desperta paixão ou a de que quase sempre é tarde demais para mudar o rumo de nossas vidas. Seguir uma trilha única e predeterminada por esses mitos, no entanto, tem levado a maioria das pessoas a um grau insuportável de frustração, gerando conflitos e doenças. Alguma coisa está errada na vida que desenhamos para nós e é preciso rever todos os conceitos e calibrarmos nossa bússola na direção de uma vida que seja realmente plena.
 
Foi pensando em ajudar as pessoas a levar suas vidas de forma mais satisfatória que os empresários do Vale do Silício e professores da Universidade de Stanford Bill Burnett e Dave Evans se impuseram o desafio de aplicar seus conhecimentos em design para reelaborar e redesenhar não objetos ou produtos, mas vidas. O Design de Vida virou disciplina na universidade e, agora, livro. O design da sua vida – Como criar uma vida boa e feliz, lançamento da Rocco, está na lista de mais vendidos do New York Times e o motivo é simples: usando princípios de design, desde brainstorming até criação de protótipos, a dupla de autores, que é referência em design thinking, propõe ao leitor, por meio de exercícios acessíveis e reflexões, técnicas que vão ajudá-lo a reconsiderar e depois reformular sua vida.
 
Designers adoram um problema. E não sem motivo: foi a partir de problemas que precisavam ser solucionados que a humanidade alcançou grandes descobertas. Afinal, alguém duvida que a cadeira possa ter sido inventada porque sentar-se em uma pedra dura causava dor no traseiro e na coluna? Ou que a canalização de água e o isolamento térmico tornou possível viver em uma casa? Burnett e Evans entenderam que o princípio primeiro do design é, mais do que criar produtos e equipamentos, criar soluções para tornar melhor a vida das pessoas. Pensando assim, o livro é construído com base nas cinco habilidades de um bom designer: curiosidade para explorar, tentar e identificar oportunidades; propensão para a ação – a proatividade; reformulação, que é a capacidade de aprender por tentativa e erro e entender que o fracasso também faz parte da caminhada; consciência do processo – o que importa é a jornada e não a meta final; e a colaboração radical, ao entendermos que muitas vezes precisamos de ajuda de outras pessoas para alcançarmos nossos objetivos.
 
Por meio de perguntas objetivas e exercícios, os autores orientam o leitor em sua busca por uma vida mais saudável, sendo o primeiro passo a libertação do que eles chamam de crenças disfuncionais, os mitos largamente difundidos que nos prendem a uma existência insatisfatória. A paixão, por exemplo, não é a causa mas o resultado de um bom projeto de vida. Depois, aprenderemos a identificar o problema antes de resolvê-lo. Muitos se enganam tentando resolver o problema errado. Ao longo da leitura, será possível também identificar, por exemplo, se estamos no caminho certo da jornada; será que estamos vivendo uma vida coerente, na qual nossos valores convergem com o que efetivamente fazemos? Felicidade, acima de tudo, está em viver uma vida que faz sentido para você. E sua vida, faz sentido?

Comente  
Instagram

O AUTOR

Bill Burnett é diretor do curso de graduação e pós-graduação em design em Stanford. Em seu currículo, constam os projetos do premiado Powerbook da Apple e dos action figures da franquia Star Wars da Hasbro, além de diversas patentes mecânicas e de design.

Página do autor +