Capa do livro A sombra de Kissinger

A sombra de Kissinger

Autor: greg grandin

Tradução: Bruno Casotti

Preço: R$ 44,50

288 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-69474-26-5

Assuntos: BIOGRAFIA/MEMÓRIAS/DIÁRIOS, HISTÓRIA, POLÍTICA

Selo: Anfiteatro

COMPRE O LIVRO

Disponível em e-book

Preço: R$ 29,00

E-ISBN: 978-85-69474-28-9

Uma das personalidades mais polêmicas do século XX, Henry Kissinger foi fundamental nas gestões dos presidentes americanos Richard Nixon e Gerald Ford e figura chave para o entendimento da política externa americana até hoje. Com A sombra de Kissinger – O longo alcance do mais controverso estadista americano, o historiador e autor do aclamado Fordlândia, Greg Grandin, reconstrói a trajetória e o pensamento do ex-secretário de estado dos Estados Unidos por meio de sua produção acadêmica e muitos documentos até então inéditos, em um livro que vai além do registro biográfico, mostrando a dualidade da personalidade de Kissinger e seu papel tanto na distensão do embate com a União Soviética quanto na participação americana em combates sangrentos.
 
Ganhador de prêmios como o Pulitzer e o National Book Award, Greg Grandin é um autor admiravelmente lúcido que, neste livro, traça com precisão o paralelo entre a política americana atual e o legado de Kissinger. Para o autor, a influência de Kissinger na política externa norte-americana é visível desde que ele chegou ao poder, com a posse de Richard Nixon, em 20 de janeiro de 1969, até os dias de hoje. Mesmo tendo ajudado a conduzir o país durante a derrota no Vietnã e na secreta ofensiva ilegal ao Camboja, a visão relativista de Kissinger, que muitas vezes apostava na intuição em detrimento dos fatos, criou as bases para a ascensão dos neoconservadores que levaram o país às guerras no Iraque e no Afeganistão.
 
O livro traz registros impressionantes sobre os detalhes da liderança de Kissinger sob a política americana em conflitos como a ocupação do Timor-Leste pela Indonésia e na guerra entre Índia e Paquistão em 1971, além do apoio a golpes de estado como o de Augusto Pinochet no Chile, e principalmente disseca a invasão ilícita do Camboja entre 1969 e 1973, bombardeando sistematicamente o país e possibilitando a ascensão do Khmer Vermelho, responsável pela execução de milhares de pessoas, ao poder.
 
A sombra de Kissinger ainda documenta muito do que envolveu o ambiente da Guerra Fria, os tratados de controles de armas e a relação americana com a China, construindo um complexo e detalhado panorama das motivações políticas que estruturaram a postura de militarização do país e o histórico de conflitos e intervenções que marcaram a política internacional dos Estados Unidos.


Comente  
Instagram

O AUTOR

Greg Grandin é o autor de O império da necessidade, ganhador do Bancroft Prize; Fordlândia, finalista do Prêmio Pulitzer e do National Book Award; Empire’s Workshop; e The Blood of Guatemala. Professor de História da Universidade de Nova York e recebedor de bolsas de estudo da Fundação Guggenheim e da Biblioteca Pública de Nova York, Grandin participou da Comissão da Verdade das Nações Unidas que investigou a guerra civil guatemalteca e escreve para o Los Angeles Times, The Nation, New Statesman e The New York Times.

Página do autor +