Capa do livro A arte da criatividade

A arte da criatividade

Autor: rod judkins

Tradução: Alexandre Matias

Preço: R$ 39,50

288 pp. | 13x18 cm

ISBN: 978-85-325-3058-5

Assuntos: CRIATIVIDADE, DESIGN THINKING

Selo: Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 26,00

E-ISBN: 978-85-8122-683-5

O exercício do pensamento criativo potencializa tarefas profissionais, descobertas científicas, atividades esportivas e está longe de ser um privilégio dos artistas. Partindo dessa premissa e pensando em unir experiências adquiridas ao longo de décadas dedicadas ao processo criativo, Rod Judkins, artista e professor da renomada Saint Martin's School of Art, em Londres, elaborou A arte da criatividade, um guia de ideias que passa pelo trabalho de gênios como Salvador Dali, Einstein, James Joyce e Picasso, funcionando como introdução ao design thinking, conceito que aborda e soluciona problemas com o foco em propostas mais empáticas e inventivas.
 
Baseada em pontos fundamentais da elaboração criativa, a obra serve de inspiração para a busca de soluções inovadoras para o cotidiano e também como incentivo à autorreflexão. Desde observar como os iniciantes enxergam as atividades com menos preconceito até o exercício contínuo da dúvida e da obstinação, o livro é cheio de provocações a pequenas melhorias e descobertas que reforcem uma abordagem individual do processo de inventar soluções, enfatizando também o caráter libertador que a criatividade carrega, seja na arte ou no mundo corporativo. 
 
Unindo assuntos diversos como arquitetura, literatura, filosofia e ciência, o trabalho de Judkins mostra que é possível aprender métodos eficazes de concepção criativa a partir de ideias simples que exemplos de sucesso carregam. Seja no trabalho incansável dos Beatles em Hamburgo antes da fama ou na iniciativa de Robert De Niro em convencer um produtor a realizar Touro indomável, passando pela preferência de J.K. Rowling por escrever em cafés ou a história de uma pequena turma universitária onde todos os alunos acabaram ganhando o prêmio Nobel, os exemplos citados são inspiradores e condensam conceitos de como abordar situações comuns à vida de todos.
 
O livro ainda possui um interessante sistema de interligação não-linear de tópicos, onde o final de cada página apresenta duas questões relacionadas ao tema que levam a mais páginas sobre o mesmo assunto, possibilitando assim o uso tanto como fonte de inspiração quanto como um manual de consulta frequente. 

Comente  
Instagram

O AUTOR

Rod Judkins é professor na Saint Marti n’s College of Art, uma das escolas de arte mais importantes do mundo. Ele tem palestrado amplamente sobre o tema da criatividade em universidades em todo o mundo, bem como para grandes corporações, além de escrever artigos para a Psychology Today.

Página do autor +