Capa do livro Questão vital

Questão vital

Por que a vida é como é?

Coleção Origem

Autor: nick lane

Tradução: Talita Rodrigues

Preço: R$ 54,50

448 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-3054-7

Assuntos: CIÊNCIAS/NEUROCIÊNCIAS

Selo: Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 29,50

E-ISBN: 978-85-8122-680-4

Por que a origem da vida complexa na Terra é um acontecimento tão único? Quais fatores levaram ao surgimento de animais e plantas a partir de um ancestral biológico comum? Qual é o papel da energia na transformação que possibilitou a vida como conhecemos? O trabalho do bioquímico Nick Lane em Questão vital – Por que a vida é como é? vem para relacionar essas questões e desvendar o mistério da evolução da vida complexa, destacando a estreita ligação entre genes e energia e ainda o papel dos micróbios na formação da célula que está na gênese de seres tão díspares quanto uma árvore e um elefante. Elogiado pela comunidade científica e pela imprensa em geral e recomendado por personalidades como Bill Gates, o título chega às livrarias pela coleção de ciências Origem, da Rocco.
 
Seguindo a tradição de livros científicos que traçam teorias a partir de grandes argumentos textuais, como o clássico A origem das espécies, de Darwin, a obra de Lane busca uma linguagem acessível e informativa, que conjuga teoria científica e elaboração narrativa em um texto que ultrapassa os limites da comunidade acadêmica. O embasamento teórico fornece um panorama atual de descobertas nos campos da genética e da bioquímica, tudo a partir de uma questão humana essencial.

Por mais de dois bilhões de anos, organismos como as bactérias evoluíram sem alterações significativas em suas formas básicas, e então, apenas uma vez na história, ocorreu o salto evolutivo que possibilitou o avanço da vida complexa. Segundo a obra de Nick Lane, o ponto chave para essa revolução única é a energia. Tanto quanto o código genético é universal, a energia do próton é fator reconhecido em toda a vida na Terra, mas a razão das células obterem força de uma forma tão peculiar é uma incógnita no campo da biologia que o livro procura esclarecer. 
 
Além do profundo critério cientifico de Questão vital, a narrativa é vigorosa quanto ao interesse na origem do que somos e nos tornamos, suscitando tanto indagações biológicas quanto filosóficas. A questão da gênese da vida é nosso grande enigma e articulando diversas contribuições de cientistas ao longo da história, Lane elabora uma amálgama das descobertas que podem juntas responder a essa dúvida primordial.

Leia um trecho +

Comente  
Instagram

O AUTOR

Nick Lane é bioquímico, professor e pesquisador do University College London. É autor de outros três livros sobre a bioquímica da evolução, entre eles Life Ascending, vencedor do Royal Society Prize for Science Books em 2010. O jornal britânico The Independent o classificou como “um dos mais impressionantes escritores de ciências do nosso tempo”. Em 2016, recebeu o Royal Society Michael Faraday Prize por excelência em comunicação científica.

Página do autor +