Capa do livro Um nazista em Copacabana

Um nazista em Copacabana

Autor: ubiratan muarrek

Preço: R$ 38,00

352 pp. | 16x23 cm

ISBN: 978-85-325-3006-6

Assuntos: FICÇÃO – ROMANCE/NOVELA, FICÇÃO NACIONAL

Selo: Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 25,00

E-ISBN: 978-85-8122-651-4

Otto Funk é um ex-combatente alemão que, deixando para trás os escombros da Segunda Guerra Mundial, desembarca no Brasil, onde conhece Iracema, uma manauara muito emocional, com quem acaba se casando e tendo uma filha. Por meio das lembranças da mulher e das desventuras da filha, Diana Verônica, grávida e em fuga por conta dos tropeços de seu ex-parceiro numa prefeitura do ABC paulista, a trajetória de Otto é revista em Um nazista em Copacabana, segundo romance do escritor Ubiratan Muarrek e primeiro pela Rocco, que tem como pano de fundo a história recente do Brasil.
 
É em São Bernardo do Campo que começa a trama que vai deflagrar a fuga de Diana para o Rio de Janeiro. A cidade industrial pede um novo sopro de vida, que será promovido pelo prefeito por meio de um “grande projeto transformador”, com impacto urbanístico que inclui desapropriações em áreas carentes. Delúbio, filho de um funcionário do cartório local e companheiro de Diana, consegue um trabalho na agência de publicidade responsável pela campanha de reconstrução da cidade, e é seduzido pelo mundo de riqueza da elite local, até acabar envolvido num esquema ilícito urdido por políticos poderosos, que deságua num crime.
 
Grávida e decidida a livrar-se da hostilidade da cidade industrial paulista e dos perigos em que o parceiro se meteu, Diana resolve seguir o mesmo caminho que seu pai fizera quando conhecera sua mãe e foge para a cidade maravilhosa. Mas sua vida na capital carioca tampouco será fácil: além da indiferença e das bebedeiras da mãe, ela tem que lidar com uma amiga de Iracema, Circe, uma senhora de compleição mirrada que descobre um estranho prazer cada vez que vê e toca na grávida e roliça Diana. Ainda assim, pelo menos o Rio oferece as praias, particularmente a de Copacabana, que seu pai tanto amava...
 
Percorrendo duas gerações familiares, Ubiratan Muarrek reconstrói as turbulências do final da ditadura militar e os conflitos sociais e políticos do Brasil contemporâneo. Numa narrativa hábil e delirante, disseca, com ironia e humor, os meandros da complexa engrenagem do poder, as armações diárias nas várias esferas sociais e as figuras miúdas de um país em desalinho.

Leia um trecho +

Comente  
Instagram

O AUTOR

Ubiratan Muarrek nasceu em Tupã (SP) e mora na cidade de São Paulo. Formou-se em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e tem mestrado em mídia e comunicação pela London School of Economics (LSE). Publicou Corrida do membro (Objetiva), em 2007. Um nazista em Copacabana é o seu primeiro livro pela editora Rocco.

Página do autor +