Capa do livro As aventuras de Jajá

As aventuras de Jajá

Autor: susana schild

Ilustração: Mika Takahashi

Preço: R$ 24,50

96 pp. | 13,7x20,7 cm

ISBN: 978-85-7980-257-7

Assuntos: INFANTIL, ROCCO JOVENS LEITORES, ANIMAIS / PETS

Selo: Rocco Jovens Leitores

Disponível em e-book

Preço: R$ 16,00

E-ISBN: 978-85-7980-277-5

A jornalista e crítica de cinema carioca Susana Schild dá voz a uma gata cheia de histórias para contar em As aventuras de Jajá. E ela sabe do que está falando. Com três felinos em casa, a autora conhece bem o comportamento desses bichanos inteligentes e, ao contrário do que muita gente pensa, fiéis (pelo menos ao humano que eles escolheram). Com um “mianês” fluente, ela ajuda a simpática Jajá a contar a história do seu primeiro ano de vida.
 
É a própria gatinha, em carne, osso e pelos, que narra suas aventuras desde que apareceu na casa da pequena Luísa e conheceu aquela que viria a se tornar sua melhor amiga. Mas isso depois de muitas confusões. Afinal, se chegar ali já havia sido difícil, depois de cair de um muro e enfrentar muitos degraus que ela não imaginava aonde a levariam, o que dizer dos problemas que Jajá iria enfrentar para conquistar um lugar naquela família?
 
Só mesmo o brilho no olhar de Luísa para acalmar um pobre filhote assustado, e também para convencer o pai de que queria ficar com aquele gatinho tão bonitinho que apareceu na sua porta (mal sabia ela que Jajá havia pensado a mesma coisa a seu respeito logo que bateu os olhos nela: Que humana bonitinha). Mas conquistar o pai de Luísa não foi o único desafio de Jajá (a mãe e a cozinheira foram moleza). Ela também teria que se entender com a Nina, uma gata dez vezes maior, mais pesada e mais peluda, praticamente uma fera, no mianês de Jajá, que se sentia a dona do pedaço e obviamente não iria facilitar em nada a vida de sua nova concorrente.
 
Entre alguns acertos e muitos erros, Jajá tem que suar o bigode e usar toda a sua sabedoria felina para que sua história tenha um final feliz ao lado de Luísa. Aos poucos, ela vai entendendo o funcionamento da casa, do mundo, da Nina, dos humanos, dela própria e, entre uma descoberta e outra, entre um susto e outro maior ainda, Jajá chega ao seu primeiro aniversário, com direito a camarão de almoço e melão espanhol de sobremesa. Mas numa manhã como outra qualquer, quando ela acha que já viu de tudo, uma novidade inesperada vai trazer mais desafios para ela e para Nina.
 
Com ilustrações de Mika Takahashi e um pequeno “Manual felino para humanos” no fim do livro, As aventuras de Jajá é uma história de amizade divertida e emocionante para crianças dos 8 aos 80, além de uma ótima forma de mostrar para os pequenos um pouco do comportamento dos gatos e ajudá-los a lidar com eles.

Leia um trecho +

Comente  
Instagram

O AUTOR

Susana Schild é jornalista, crítica de cinema, dirigiu a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Escreveu os roteiros dos filmes Depois daquele baile e Mão na luva. Para teatro, adaptou Um sopro de vida, de Clarice Lispector. Desde outubro de 2010, integra o quadro de críticos de cinema do jornal O Globo.

Página do autor +

MÍDIA

Felina dura na queda
Jornal Hoje em dia

Histórias felinas
Revista Recreio