Capa do livro A panqueca fugitiva, o resmungão e outros contos nórdicos

A panqueca fugitiva, o resmungão e outros contos nórdicos

Autor: augusto pessôa

Ilustração: Nina Millen

Preço: R$ 29,50

96 pp. | 13,7x23 cm

ISBN: 978-85-7980-238-6

Assuntos: JUVENIL, ROCCO JOVENS LEITORES, COLETÂNEAS

Selo: Rocco Jovens Leitores

Preço: R$ 22,50

E-ISBN: 978-85-8122-538-8

Augusto Pessôa é um contador de histórias, mas não de qualquer história e não de qualquer jeito. Em A panqueca fugitiva, o resmungão e outros contos nórdicos, o leitor tem uma bela amostra do que a imaginação de Pessôa é capaz, a partir de histórias da tradição nórdica passadas de geração em geração pelos povos que habitaram a Escandinávia. O autor foge do lugar-comum, parece que vai seguir por ali, mas logo adiante vira em uma encruzilhada levando consigo quem quiser ser surpreendido. E quando parece que há apenas lugar para o insólito, lá vem ele brincando com o previsível.

Esta é a graça dos contos reunidos no livro. As histórias nunca são exatamente o que indicavam ser nos primeiros parágrafos. Afinal, qual reação você esperaria de uma mulher que vê seu marido ir à cidade para vender uma vaca e voltar de mãos vazias? O que faria um rei cuja filha só sabe mentir? Quem é mesmo o animal mais esperto da floresta, o grande urso ou a raposa que sempre leva a fama? Pessôa prende o leitor até a última linha, quando enfim revela o segredo contido em cada um dos contos.

A coletânea reúne reis e princesas; moços pobres, mas de coração bom; bruxas velhas e cheias de más intenções; bebês que brotam de flores; crianças de personalidade forte; e até mesmo uma panqueca perseguida por muitos. Apesar dos personagens exóticos e dos desfechos pouco usuais ou esperados, Pessôa apresenta narrativas irresistíveis – e não apenas para crianças e adolescentes. Adultos também serão fisgados pelas histórias, que estimulam a imaginação e encantam leitores de todas as partes do mundo por sua riqueza e universalidade.

O livro é composto por oito contos. As ilustrações assinadas por Nina Millen são uma atração a mais. A designer gráfica utiliza cores frias, como uma referência ao clima nórdico, mas esbanja calor e sensibilidade nos desenhos que compõem a obra.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Augusto Pessôa é ator, cenógrafo, figurinista, dramaturgo, arte-educador e contador de histórias. Nasceu em 1962, em Copacabana, no Rio de Janeiro, mas foi criado no bairro do Grajaú, onde cresceu ouvindo seus pais conversarem animadamente sobre literatura. Formado em Artes Cênicas pela Uni-Rio, desde 1993 dedica-se à arte de contar histórias, além de ministrar oficinas em escolas, universidades, museus e teatros em todo o país.

Página do autor +