Capa do livro A Arte de Se Cuidar

A Arte de Se Cuidar

Autor: joão curvo

Preço: R$ 29,50

152 pp. | 14x21 cm

ISBN: 85-325-0124-9

Assuntos: SAÚDE/ ALIMENTAÇÃO

Selo: Rocco

Este é um livro de consulta para toda a família. Escrito pelo nutrólogo João Curvo, cuja formação médica mescla a sabedoria e a prática das medicinas ocidental e oriental, A arte de se cuidar é uma espécie de manual para quem deseja manter-se saudável por toda a vida. Para conseguir isso é preciso ouvir os sinais do próprio corpo antes que ele entre em colapso. O autor aponta causas para algumas das principais doenças que afetam o homem moderno, como estresse, dor de cabeça, alergias, insônia, mau humor, frigidez, impotência, úlcera e falta de concentração, além de outras mais graves, como câncer, hipertensão e doenças coronarianas. Para ajudar a combatê-las, ele sugere dietas, explicando detalhadamente o valor de cada alimento e a importância de chás específicos, dos vários tipos de massagens e até de uma nova postura de vida, que inclui a redisciplina alimentar.

Esta edição, após sete anos do primeiro lançamento, é praticamente um novo livro, tantas foram as novas inserções de temas e diferentes abordagens. Entre as novidades, a análise de três momentos muito importantes na vida das mulheres: a gravidez, a amamentação e a TPM ou Tensão Pré-Menstrual. A menopausa, já abordada anteriormente, também está presente nesta nova versão, que trata, ainda, de transtornos de sentimentos como euforia e tristeza, insegurança, distúrbios da memória.

Segundo o autor, A arte de se cuidar pretende ensinar formas simples e práticas de se aumentar a qualidade de vida — verdadeira obsessão da sociedade moderna. Melhor do que combater as doenças, diz o médico, é manter a saúde. É o que pode ser conseguido a partir de práticas cotidianas simples, como dormir e comer bem, fazer exercícios regularmente e manter acesa a vontade de viver. A medicina preventiva é a melhor arma, segundo João Curvo, para quem quer combater o desequilíbrio proporcionado pela agitação da vida contemporânea. Afinal, como ensina o Nei Ching, livro básico da medicina chinesa, esperar ficar doente para se cuidar é o mesmo que esperar ter sede para começar a cavar um poço.

Comente  
Instagram

O AUTOR

João Luiz Curvo de Almeida nasceu em 1955, em Corumbá (MS). Formou-se em medicina em 1980, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cursou pós-graduação em nutrologia no Instituto de Pós-graduação Médica Dr. Carlos Chagas, na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Estudou medicina chinesa no Instituto de Acupuntura do Rio de Janeiro e fez estágio na China, pelo Shangai Training Centre of Traditional Chinese Medicine. Mantém um spa com o seu nome em Mangaratiba, no litoral fluminense, e é autor de diversos livros sobre saúde, alimentação e bem-estar.

Página do autor +