Capa do livro O cavalo de lata

O cavalo de lata

Autor: janice steinberg

Tradução: Léa Viveiros De Castro

Preço: R$ 49,50

352 pp. | 16x23 cm

ISBN: 978-85-325-2893-3

Assuntos: FICÇÃO – ROMANCE/NOVELA

Selo: Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 29,50

E-ISBN: 978-85-812-2447-3

Elaine Greenstein tem 80 anos e está prestes a se mudar para um apartamento para idosos no Rancho Mañana, local que ela ironicamente chama de Rancho Sem Amanhã. No novo endereço, ela não terá espaço para muita mobília ou lembranças de sua longa vida como advogada. Por sorte, logo depois de tomar a decisão, a Universidade de Southern California pediu que Elaine doasse sua coleção de papéis para a biblioteca da instituição, e ainda colocou à disposição dela um aluno para ajudá-la.


Inicialmente, Elaine ficou com receio. Uma coisa era ceder material de sua carreira jurídica, outra era entregar papéis pessoais. A universidade queria tudo, guardados de sua infância, as cartas trocadas com o marido Paul quando ele se alistou na Segunda Guerra Mundial, desenhos feitos pelos filhos e até lembranças relacionadas à sua família judia fugida da Romênia.


Em meio aos pertences, havia duas caixas sem identificação, que deviam estar guardadas ali há mais de 30 anos. Além de cartas de família, Elaine identificou folhetos que remetiam à Bárbara, sua irmã gêmea que havia fugido de casa há mais de seis décadas. Elaine tentou evitar, mas junto aos folhetos derramou-se uma enxurrada de lembranças da infância em Boyle Heights, em Los Angeles, onde morava sua família vinda da Romênia.


Fazia muito tempo que Elaine estava em paz com o desaparecimento da irmã e já havia superado a necessidade de buscar informações sobre o paradeiro de Bárbara. Ela havia ficado no passado até aquele dia em que Joshua encontrou uma anotação sobre um possível novo nome adotado pela irmã: Kay Devereaux. De início, Elaine não aceitou a proposta de Joshua para pesquisar mais sobre o assunto, mas a curiosidade foi maior que o orgulho.


Entremeando a busca com memórias do passado, a autora Janice Steinberg insere o leitor no dia a dia da família Greenstein, especialmente durante as décadas de 1920 e 1930, nos anos que antecederam a fuga de Bárbara e foram decisivos para Elaine se tornar a mulher forte que viria a ser. A autora não deixa fios soltos e oferece ao leitor respostas para as muitas perguntas que vão surgindo ao longo da história tão bem montada.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Janice Steinberg é jornalista. Antes de escrever cinco livros de suspense, ela redigiu mais de 400 reportagens para os jornais The San Diego Union-Tribune, Dance Magazine e Los Angeles Times. Atualmente, ela leciona na unidade de San Diego da Universidade da Califórnia, mesma universidade em que se graduou. Nas horas vagas, pratica dança e ciclismo. Ela mora em San Diego com o marido.

Página do autor +