Capa do livro Começo, meio e fim

Começo, meio e fim

Autor: frei betto

Ilustração: Vanessa Prezoto

Preço: R$ 29,50

36 pp. | 20,5 x 27,5 cm

ISBN: 978-85-62500-68-8

Assuntos: INFANTIL, ROCCO PEQUENOS LEITORES

Selo: Rocco Pequenos Leitores

Disponível em e-book

Preço: R$ 19,00

E-ISBN: 978-85-8122-444-2

Como abordar um tema habitual como feijão com arroz, mas amargo feito jiló? Como explicar para uma criança, com a leveza de um saco de pipoca doce, sobre a finitude do ser humano? Como falar sobre morte com o acalento de um chocalate quente num dia de frio? É o que faz Frei Betto — autor consagrado, vencedor de dois prêmios Jabuti, com mais de cinquenta livros publicados no Brasil e no exterior — em Começo, meio e fim, seu primeiro infantil publicado pela Rocco Pequenos Leitores.

Ilustrado pela artista Vanessa Prezoto com a delicadeza de um suspiro, o título conta a história de uma simpática e esperta menina que associa pessoas e todo tipo de coisa à comida. Assim, o semblante de seu pai é de maçã caramelada, o domingo tem cara de algodão-doce e o rosto de sua avó lembra bolo de chocolate, por exemplo.

Contudo, numa visita à casa dos avós no domingo, tão tradicional e feliz quanto macarronada na Itália, as feições de sua avó estavam mais para farinha crua do que para chocolate. Vovô estava doente e todos estavam tristes, com cara de bolo solado. Acamado, mas cheio de sabedoria e carinho, como um sonho recheado de doce de leite, o velhinho ensina à sua neta sobre o ciclo da vida — começo, meio e fim — e a inevitabilidade da morte. Tudo e todos têm fim, como um prato que enchemos de comida, comemos e depois fica vazio.

Sem dogmas, Frei Betto fala aos pequenos leitores de um tema difícil e de sabor amargo como a morte, com zelo e ternura, que tornam essa despedida pela qual todos passaremos em algo minimamente palatável. Uma lição sobre vida, amor e fé em que trocamos a dor da perda pela alegria das lembranças. Saudade com gosto de afeto.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Frei Betto é considerado uma das vozes mais ativas na luta pela justiça social na América Latina. Escritor consagrado, vencedor de dois prêmios Jabuti, tem mais de cinquenta livros publicados no Brasil e no exterior, que refletem sua trajetória como militante político e talentoso ficcionista.

Página do autor +