Capa do livro Poesia e Escolhas Afetivas

Poesia e Escolhas Afetivas

Edição e Escrita na Poesia Contemporânea

Coleção Entrecríticas

Autor: luciana di leone

Preço: R$ 29,50

256 pp. | 13,5x18 cm

ISBN: 978-85-325-2906-0

Assuntos: ENSAIO, TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA

Selo: Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 16,00

E-ISBN: 978-85-8122-415-2

O cenário da poesia brasileira e argentina nos anos 1990 e 2000 é passado em revista pela pesquisadora Luciana di Leone no lançamento Poesia e escolhas afetivas. Ao lado de Frutos estranhos, da acadêmica Florencia Garramuño, o título inaugura a Entrecríticas, coleção organizada pela escritora e professora universitária Paloma Vidal com a proposta de analisar a literatura para além dos seus limites, em constante intercâmbio com outras manifestações culturais.

Em Poesias e escolhas afetivas, di Leone observa que, se por um lado há uma ausência de bandeira política na produção poética contemporânea, há nela uma necessidade crescente de analisar os diversos vínculos criados entre o leitor e o poema, entre a leitura, a escrita e reescrita da produção contemporânea.

Nesse sentido, falar em poesia contemporânea é falar, sobretudo, em afetos. Para di Leone, o poema é uma escrita que solicita o leitor, que pede a sua entrega. Dessa forma, produz afeto e uma relação entre dois corpos. “Poderíamos então dizer que, afinal de contas, a palavra poética implica uma transitividade (...) Portanto, o leitor não pode se subtrair, ignorar a própria presença frente ao texto; deve, pelo contrário, tomar posse, possuir o poema, incorporá-lo, sabendo que, nesse movimento, ao mesmo tempo que abre (revive) o corpo (morto) do poema, se abre à subjetividade que o enfrenta”, diz a autora em seu livro.

A autora concentra sua análise na produção literária que surge a partir da década de 1990, momento caracterizado como de revitalização da poesia. Ela analisa a atuação de editoras argentinas e brasileiras como 7Letras, Bajo La Luna, Alpharrabio e Azougue, e de autores como Aníbal Cristobo, Marília Garcia, Andi Nachon, Carlito Azevedo, Marcos Siscar, entre outros, para refletir sobre uma produção pautada pelas trocas, parcerias e projetos coletivos.

Com projeto gráfico diferenciado e curadoria cuidadosa, a Entrecríticas contará com a participação de críticos e pensadores de renome latino-americanos. A coleção visa atender estudantes universitários, acadêmicos, pesquisadores e interessados em geral numa análise crítica e comparativa das manifestações culturais atuais, sempre em contraponto com a literatura.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Luciana di Leone é argentina, mas vive em Florianópolis, onde realiza pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina e leciona classes de Teoria da Literatura.

Página do autor +