Capa do livro Onde a Lua Não Está

Onde a Lua Não Está

Autor: nathan filer

Tradução: Ryta Vinagre

Preço: R$ 39,50

272 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-2881-0

Assuntos: FICÇÃO – ROMANCE/NOVELA

Selo: Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 25,50

E-ISBN: 978-85-812-2347-6

Numa viagem de férias em família, dois irmãos saem numa aventura infantil no meio da noite, mas apenas um deles volta a salvo para casa. Finalista do Costa Book Awards, Onde a lua não está é o elogiado romance de estreia de Nathan Filer, enfermeiro da área de saúde mental e poeta performático britânico. Permanentemente assombrado pela morte do irmão, portador da Síndrome de Down, Matthew nunca desistiu de tentar entender o que aconteceu na fatídica noite e acredita ter descoberto uma maneira de trazê-lo de volta, neste comovente romance de formação que inspirou um curta-metragem dirigido por Udo Prinsen, disponível no link: http://www.carambolasfilms.com/films.

Logo nas primeiras cenas de Onde a lua não está, Matthew presencia o funeral de uma boneca. A brincadeira macabra parece o prenúncio da quebra de sua trajetória, da infância feliz para uma existência conturbada, onde nada mais parece fazer sentido, apesar de todos os esforços do rapaz em tentar entender o que aconteceu com o irmão.

A lembrança do irmão morto depois de uma simples brincadeira ainda parecem vivas dentro da rotina familiar. Para o caçula, culpa, tristeza e sensação de impotência se transformam em um trauma difícil de superar e despertam uma doença mental. O garoto que corria pelas trilhas do acampamento nunca mais será o mesmo.

Narrado a partir da voz de um adolescente, Matthew agora vive a beira da esquizofrenia, convivendo com a presença e a voz do irmão falecido. Apesar de seus pais e sua avó tentarem lidar com a sua condição da melhor forma possível, isso não o impede de transitar por inúmeras instituições psiquiátricas.

O romance mistura cenas do presente do personagem com diferentes acontecimentos de seu passado, resgatado através de cartas datilografadas, desenhos e notas escritas à mão. Em seus textos, Matthew revela que descobrira uma maneira de trazer seu irmão de volta. Aos poucos, a história vai se formando para o leitor, assim também como, aos poucos, Matthew e sua família vão digerindo (ou, ao menos, tentando) tudo o que aconteceu.

Onde a lua não está é um romance de formação sobre perdas irreparáveis e a forma como cada um tenta superar os traumas da vida e seguir adiante.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Nathan Filer se destaca na cena da poesia performática inglesa. Trabalhou comoenfermeiro na área de saúde mental por doze anos e seu elogiado romance deestreia, Onde a lua não está,inspirou um curta-metragem dirigido por Udo Prinsen (http://www.carambolasfilms.com/films). O autor vive em Bristol.

Página do autor +

MÍDIA

Luto e delírio
Entrevista Estado de S. Paulo