Capa do livro Reengenharia do Tempo

Reengenharia do Tempo

Autor: rosiska darcy de oliveira

Preço: R$ 29,50

152 pp. | 14 x21 cm

ISBN: 85-3251555-X

Assuntos: ASSUNTOS CONTEMPORÂNEOS, ENSAIO

Selo: Rocco

Reengenharia do tempo é um livro instigante. A autora, Rosiska Darcy de Oliveira, tem longa tradição de não fazer concessões. Neste texto, ela mais uma vez demonstra que isso vale a pena. Em uma época em que as empresas esperam de seus funcionários uma disponibilidade integral para o trabalho, Rosiska, na contramão do "tempo é dinheiro", afirma que tempo é liberdade.

As 152 páginas de Reengenharia do tempo são uma resposta à aflição constante no dia-a-dia de homens e mulheres que, hoje, mal conseguem equilibrar trabalho e vida privada. Vão assim deixando escapar o tempo, matéria-prima da vida, esgotável, por demais preciosa para ser malbaratada.

Mulheres culpadas, crianças desassistidas, idosos solitários, casais em conflito permanente são as vítimas de uma situação que aparece, a cada um, como pessoal, escondendo um grande mal-entendido social. O ocaso do homem provedor e da economia de pleno emprego levam a repensar as relações de gênero, o futuro da família e uma nova articulação entre mundo do trabalho e vida privada.

Feminista de primeira hora, ex-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, autora de Elogio da diferença, Rosiska critica duramente um mercado de trabalho que antes fechava as portas às mulheres e hoje as acolhe, com a condição que a vida privada não interfira. Para satisfazer a essa exigência, as mulheres se transformaram em equilibristas forçadas de uma agenda insustentável, submetidas ao novo imperativo da vida moderna – a falta de tempo. Mas não se trata de um problema de mulheres, nem sequer doméstico, que se resolve entre casais. Trata-se de um problema de sociedade, que exige mudanças na organização das empresas, na vida das cidades e nas relações de gênero.

Analisando experiências já em curso em países europeus e nos Estados Unidos, a autora abre um leque de opções ainda inexploradas em nosso país, respondendo, com exemplos da vida real, às angústias que suportamos como sem solução.

O livro nos convida a uma reorganização do cotidiano, recuperando a discussão essencial sobre o sentido da vida e propondo, a homens e mulheres, uma nova arte de viver.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Rosiska Darcy de Oliveira, escritora e ensaísta, é membro da Academia Brasileira de Letras. Seus primeiros livros, Le Féminin Ambigu e La Culture des Femmes, publicados durante o exílio, exprimem sua participação no emergente movimento internacional de mulheres. Elogio da diferença e Reengenharia do tempo dão continuidade a sua obra ensaística sobre o feminino. A dama e o unicórnio, Outono de ouro e sangue, A natureza do escorpião, Chão de terra, Baile de máscaras e Pássaro louco exprimem sua vocação de cronista. Colunista da página de Opinião de O Globo, a Rocco publica sua obra no Brasil.

Página do autor +