Capa do livro A Ética e o Espelho da Cultura

A Ética e o Espelho da Cultura

Autor: jurandir freire costa

Preço: R$ 34,00

280 pp. | 14x21 cm

ISBN: 85-325-0493-0

Assuntos: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

Selo: Rocco

Discussões sobre ética e crise de valores têm proliferado nos últimos anos. Notava-se, no entanto, a ausência de uma análise que conjugasse a reflexão sobre os problemas práticos com a discussão dos fundamentos das premissas éticas. Este livro vem, assim, preencher uma lacuna. Num estilo claro, imaginativo e rigoroso na argumentação teórica, e preciso nas observações empíricas, o autor articula uma fina discussão conceitual com uma vigorosa análise dos problemas contemporâneos referidos à ética.

A perspectiva neopragmática de Jurandir Freire Costa permite-lhe extrair as conseqüências dos princípios éticos que constituem a herança democrática, pluralista, tolerante da tradição oriental moderna, e enfatizar o papel do sujeito moral, aquele a quem se atribui o poder de escolher e inventar o próprio destino.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Jurandir Freire Costa nasceu em 1944 no Recife. É médico e psicanalista, com mestrado em etnopsiquiatria pela École Pratique des Hautes Études de Paris, além de professor do Instituto de Medicina Social da UERJ. Publicou Histórias da psiquiatria no Brasil, Ordem médica e norma familiar, Violência e psicanálise, Psicanálise e contexto cultural, A inocência e o vício - estudos sobre o homoerotismo e A face e o verso. Seus livros A ética e o espelho da cultura (1994) e Sem fraude nem favor (1998) foram publicados pela Rocco.

Página do autor +