Capa do livro Confidências, Confusões E... Garotas

Confidências, Confusões E... Garotas

Autor: gustavo reiz

Preço: R$ 28,00

232 pp. | 14x21 cm

ISBN: 9788532521385

Assuntos: JUVENIL, ROCCO JOVENS LEITORES, FICÇÃO – ROMANCE/NOVELA

Selo: Rocco Jovens Leitores

Disponível em e-book

Preço: R$ 19,50

E-ISBN: 978-85-64126-27-5

Trimmmmmmm!!!!!! Quando o sinal da escola tocou no último dia de aula antes das provas finais, Daniel, Thiago, Rodrigo, Fernanda e Mel renderam preces a Nossa Senhora da sexta-feira. Mas a alegria durou pouco. Antes que tivessem tempo de sair, a coordenadora Lúcia entrou furiosa na sala da turma 201, a mais agitada do segundo ano, e ela não trazia boas notícias. Os cinco precisavam de nota para passar, e o jeito era produzir um trabalho para a manhã do dia seguinte como recuperação paralela. O tema? "Adolescência: seus medos e descobertas". Esse é o ponto de partida de Confidências, confusões e... garotas, o novo livro do escritor, ator, dramaturgo e roteirista Gustavo Reiz, autor de Bate coração, também pela coleção Azul Radical da Rocco Jovens Leitores.

Passado o desespero inicial da (péssima) notícia - que implicaria, entre outras "torturas", abrir mão da festa no clube naquela noite -, a turma começa a botar mãos à massa. Até o Vinícius, o nerd da turma, se juntou aos amigos para dar aquela força. E como o tema do trabalho era adolescência, ora, não deveria ser tão difícil para quem estava vivendo justamente aquela fase da vida. O jeito era escreverem sobre suas próprias experiências, medos e descobertas. "Como o grupo é formado por quatro homens e duas mulheres, nada mais justo do que falarmos da adolescência do ponto de vista masculino. Vai ser superdiferente", diz Fernanda. A idéia foi acatada, não sem alguma resistência da ala masculina do grupo, e têm início os relatos dos meninos.

O primeiro deles é o de Daniel, que resolve contar como perdeu a virgindade. Com uma linguagem que se aproxima de um verdadeiro bate-papo, Gustavo Reiz conduz as narrativas dos quatro personagens com muito bom-humor. As histórias são temperadas pelos comentários dos amigos e uma "avaliação" final das meninas, o "Momento garotas", em que elas dão sua opinião sobre a situação, mostrando como meninos e meninas podem pensar diferente, mas, no fundo, no fundo, têm sentimentos muito parecidos.

As paqueras, as viagens de carnaval, a primeira vez, os problemas com a família, as festas, os namoros mal resolvidos, camisinha, bebidas... o romance reúne todos os temas que povoam o dia-a-dia de uma turma que vive com os hormônios em ebulição. O objetivo não é ensinar, mas dividir experiências, risadas e provocar a cumplicidade do leitor. E Gustavo Reiz alcança este objetivo sem dificuldade em seu segundo livro. Confidências, confusões e... garotas cumpre um papel importante ao trazer o universo adolescente masculino para as prateleiras repletas de romances do gênero voltados para as meninas. Mas nem por isso deve ser lido apenas pelos meninos. Segundo Thalita Rebouças, autora de bestsellers juvenis que assina a orelha, o livro "pode (e deve) ser devorado por garotas e garotos que têm curiosidade sobre temas que fazem parte da cabeça de qualquer adolescente". Palavra de especialista.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Gustavo Reiz é escritor, ator, dramaturgo e roteirista. Nascido em Niterói, em 18 de novembro de 1981, sempre destacou-se no meio teatral: tinha 12 anos quando seu primeiro texto foi encenado. Desde então, não parou mais. Produtor inquieto e escritor apaixonado, trabalha freqüentemente para TV e cinema. O bom humor e a leveza são marcas características dos textos do autor.

Página do autor +