Capa do livro Escrevendo no Escuro

Escrevendo no Escuro

Autor: patrícia melo

Preço: R$ 27,00

192 pp. | 13x20 cm

ISBN: 978-85-325-2707-3

Assuntos: FICÇÃO – CONTO, FICÇÃO NACIONAL

Selo: Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 19,00

E-ISBN: 978-85-81220-05-5

“Horizontal, oito letras. Responda, se tiver coragem. Qual é o tema que ocupa nossas cabeças dia e noite? Serão acácias? O perfume do jasmim? Sobre o quê, afinal, você espera que eu escreva?” desafia Cecília, escritora de Escrevendo no escuro, primeiro livro de contos de Patrícia Melo e o segundo inédito pela Rocco, que desde 2009 detém os direitos de publicação das obras da escritora paulista. “Assassinos, estropiados, esquizofrênicos, canalhas, céticos, putas” são alguns personagens de Cecília, mas quem a atormenta é seu “doppelgänger”, que cria vontade própria e passa a reclamar o livre-arbítrio.

Enquanto criador e criatura se digladiam ao longo das páginas, conhecemos um marido que contrata uma garota de programa para fazer ciúmes à mulher, um cientista e uma faxineira que se confrontam na hora de descartar o material de pesquisa, um crítico impiedoso que sonha com a glória literária, duas irmãs idosas perplexas com a proximidade da morte, uma médica atormentada na agônica espera de sua redenção, uma depiladora chantagista e um artista enfrentando uma doença terminal.

Cecília é a linha unificadora que atravessa a obra, ilustrando a agonia que acompanha o ato da criação e a luta dos autores para manter o controle de seus personagens, que amiúde assumem os próprios destinos e personalidades.

Mas será Cecília apenas um personagem? Ou um duplo de Patrícia Melo?

Numa brilhante inversão da estrutura narrativa tradicional, através de ambiguidades e complexidades, a autora de O matador e Ladrão de cadáveres desafia o leitor a distinguir ficção dos fatos, fantasia e alucinação do que é real.

Em sua estreia na narrativa curta, Patrícia Melo demonstra a mesma riqueza na construção das tramas e personagens, o mesmo humor e domínio narrativo que caracterizam seus romances e novelas.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Ágil como uma facada. Tensa como incita o corte. Violenta qual o acaso. Assim é a narrativa de Patrícia Melo, nome de destaque da ficção nacional. Com humor corrosivo, personagens ricos e tramas de fluidez cinematográfica, Patrícia dedica sua verve a tratar sobre a morte — ora espetáculo, ora banal — e sobre a violência em suas várias facetas.

Página do autor +

MÍDIA

Escrevendo no Escuro
Matéria publicada na Folha de S. Paulo

Escrevendo no Escuro
Matéria publicada na Revista IstoÉ

Escrevendo no Escuro
Matéria publicada no Estado de S. Paulo

Veja mais notícias +