Capa do livro Frenesi

Frenesi

Contos de Duplo Terror

Autor: heloisa seixas

Preço: R$ 19,50

108 pp. | 14X23 cm

ISBN: 885-325-2041-3

Assuntos: JUVENIL, ROCCO JOVENS LEITORES, FICÇÃO – CONTO, TERROR

Selo: Rocco Jovens Leitores

Disponível em e-book

Preço: R$ 13,50

E-ISBN: 978-85-64126-77-0

Frenesi – histórias de duplo terror é uma atraente e assustadora incursão na literatura de mistério da escritora e cronista carioca Heloísa Seixas. O livro reúne seis contos que têm em comum personagens que gostam de ler histórias de terror e acabam atormentados pelo medo na vida real, quando o que está nas páginas de seus livros começa a acontecer de verdade. Frenesi faz parte da coleção "Contos para jovens", da Rocco Jovens Leitores.

De forma muito bem amarrada, as tramas se desenrolam num ritmo envolvente em que aquele friozinho na barriga indispensável a qualquer boa história de terror vem junto com uma curiosidade irresistível de virar a próxima página. "Malu não sabia, ainda, mas estava cruzando uma fronteira, penetrando outro mundo. Prestes a se defrontar com outra história", diz o conto "Passos na areia". A sensação do leitor de Heloísa Seixas é a mesma da personagem: quase sem sentir, deixando-se conduzir pela narrativa atraente e misteriosa, ele entra num mundo onde medo, torpor e imaginação andam de mãos dadas.

O duplo terror do título está ligado à idéia de narrativas que carregam outras narrativas. Alguns contos fazem referências a clássicos do gênero de terror, como em "Gatos pretos", em que um rapaz está lendo o célebre conto "O gato preto", de Edgar Alan Poe, e vê surgir em sua janela, no décimo andar, um gato negro de olhos cintilantes que irá mudar sua percepção das coisas; no último conto do livro, "Frenesi", uma história que se passa em pleno carnaval carioca, os homenageados são João do Rio e Jean Lorrain e seus assustadores "O bebê de tarlatana rosa" e "Os buracos da máscara".

Para quem está acostumado com as crônicas delicadas de Heloísa Seixas sobre o cotidiano carioca, Frenesi é uma surpresa. No entanto, a autora é fã de histórias de terror desde criança e conhece muito bem a vasta literatura do gênero. Ao misturar histórias inspiradas na literatura fantástica do século XIX a personagens jovens e cenários atuais, ela conquista leitores de todas as idades e mostra, mais uma vez, que é uma escritora de múltiplos talentos.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Heloísa Seixas nasceu no Rio de Janeiro. É jornalista, cronista e autora de diversos livros, de contos ou romances, por várias editoras. Entre outras obras, organizou e traduziu três livros de contos de terror de autores do século XIX. Casada com o também escritor Ruy Castro, Heloísa mora no Rio e é dona de um gato preto chamado Zulu.

Página do autor +