Capa do livro O Segredo de Magritte

O Segredo de Magritte

Coleção Pintando o Sete

Autor: caulos

Preço: R$ 29,00

36 pp. | 21x21 cm

ISBN: 978-85-325-2187-3

Assuntos: INFANTIL, HISTÓRIA DA ARTE/TEORIA DA ARTE

Selo: Rocco Pequenos Leitores

Disponível em e-book

Preço: R$ 19,00

E-ISBN: 978-85-62500-87-9

René Magritte dizia que decidiu ser pintor quando, com 12 anos, passando as férias na cidade de Soignies, na Bélgica, viu um artista pintando a paisagem. Para ele, então um menino, o pintor parecia um mágico fazendo seu espetáculo, dando cores e vida a uma tela branca, criando um mundo novo. O garoto Magritte mal poderia imaginar que naquele instante de encanto nascia para a História da Arte um dos grandes nomes da futura escola surrealista. Agora, um pouco da vida e da obra deste mestre do Surrealismo chega às mãos e aos olhinhos brilhantes da criançada – através do divertido, sensível e lírico traço do artista mineiro Caulos – em O segredo de Magritte.

O livro é o segundo título da coleção Pintando o Sete, que visa a trazer o melhor da pintura mundial para a garotada, conjugando, através de uma linguagem fácil, delicada e muito prazerosa, entretenimento, cultura e arte. Neste segundo volume da coleção, os pequenos leitores têm contato com as obras de encanto e arrebatamento, carregadas de simbolismo, do metafórico Magritte.

Até 1926, quando um contrato com a Galerie La Centaure, em Bruxelas, capital belga, fez da pintura sua principal atividade, René Magritte trabalhou em uma fábrica de papel de parede e foi designer de cartazes e anúncios. Em 1927, mudou-se para a "Cidade Luz", Paris, onde ingressou no grupo surrealista, que iria revolucionar a pintura e a literatura, tornando-se grande amigo dos poetas André Breton e Paul Éluard e do pintor Marcel Duchamp. Artista de imagens insólitas, Magritte deu tratamento realista às suas obras, embora lançasse mão, com seu pincel, de processos ilusionistas, e utilizasse, em tom lúdico, elementos recorrentes, como o chapéu-coco, o castelo, a rocha, a janela e um céu de nuvens. Ao público infantil resta apenas se deliciar e procurar nas páginas pelo "segredo de Magritte".

Comente  
Instagram

O AUTOR

Caulos – nome artístico de Luis Carlos Coutinho – é pintor, desenhista, escritor. Nasceu em Minas Gerais e vive há muitos anos no Rio de Janeiro. Desenha todos os dias, pinta nos outros. À noite escreve, assiste a muitos filmes antigos e alguns novos. Tem uma coleção de livros de arte e gosta de ler Eça de Queirós, Raymond Chandler e Júlio Verne, todos os dias.

Página do autor +