Capa do livro Margot

Margot

Coleção Novelas Imortais

Autor: alfred de musset

Tradução: Luís De Lima

Preço: R$ 21,00

112 pp. | 14x20 cm

ISBN: 978-85-61384-99-9

Assuntos: FICÇÃO – ROMANCE/NOVELA, ROCCO JOVENS LEITORES

Selo: Rocco Jovens Leitores

Disponível em e-book

Preço: R$ 13,50

E-ISBN: 978-85-81220-19-2

Idealizada por Fernando Sabino, a coleção Novelas Imortais, que a Rocco relança com novo e ousado projeto gráfico, agora pelo selo Rocco Jovens Leitores, reúne narrativas breves de autores de grandes clássicos universais, como Miguel de Cervantes, Herman Melville, R. L. Stevenson, Gustave Flaubert, Henry James, E. T. A. Hoffmann, entre outros. São pequenas obras-primas selecionadas e apresentadas pelo escritor mineiro que voltam às prateleiras com o objetivo de difundir obras talvez menos conhecidas, mas não menos geniais, de escritores consagrados, agora ao alcance dos jovens brasileiros.

Em Margot, do francês Alfred de Musset, uma velha senhora vive tranquilamente em Paris no começo do século XIX com sua dama de companhia, que na verdade revela-se uma ladra. Depois de tentar substituí-la sem sucesso por duas vezes, a Senhora Doradour manda buscar então a filha dos zeladores de sua casa de campo, uma jovem de 16 anos que é o orgulho da família Piédeleu.

Graciosa e ingênua, a jovem Margot troca então o interior pela efervescente Paris. Na mansão da senhora Doradour, tudo para ela é deslumbramento, dos espelhos do quarto à banheira de água morna enfeitada de grifos dourados. Mas principalmente Gaston, filho da dona da casa, um oficial dos Hussardos que passa ali alguns dias de folga e que, ao parar diante da janela, a surpreende no banho, despertando nela ilusões pueris.

Descobrindo-se subitamente apaixonada, a jovem conhece então as agruras de um amor impossibilitado pelas diferenças sociais na França do século XIX. Sem ter seus sentimentos correspondidos, a inocente Margot torna-se protagonista de uma história de arrebatamento e frustração que quase culmina em tragédia. Musset, no entanto, guarda um final, senão exatamente feliz, ao menos surpreendente e singelo para sua cativante protagonista, revelando toda a versatilidade de estilo que fez dele um grande escritor.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Louis Charles Alfred de Musset nasceu em Paris a 11 de dezembro de 1810 e morreu a 2 de maio de 1857, aos 46 anos. Desde cedo revelou talento literário: aos 17 ganhou o segundo lugar num concurso em seu colégio, com o ensaio "A origem de nossos sentimentos". Tentou estudar direito e depois medicina, sem resultado. Encontrou o caminho de sua verdadeira vocação ao ser levado à casa de Victor Hugo por um colega, cunhado do poeta. Foi bem acolhido, e logo se viu integrando uma brilhante geração de jovens escritores, como Alfred de Vigny, Prosper Merimée, Sainte-Beuve, entre outros.

Página do autor +