Capa do livro Túneis

Túneis

Série Túneis

Autor: roderick gordon & brian williams

Tradução: Ryta Vinagre

Preço: R$ 39,50

480 pp. | 13x20 cm

ISBN: 9788561384326

Assuntos: JUVENIL, ROCCO JOVENS LEITORES, AVENTURA

Selo: Rocco Jovens Leitores

Você já parou para pensar no que existe embaixo dos seus pés?

Instigante e – em alguns momentos – assustador e violento... Gordon e Williams terão em breve legiões de fãs. 

Túneis é apenas o começo. – The Guardian 


Um enredo excelente... o começo de uma série sensacional. – Daily Express


Convincente, obrigatório... o primeiro passo de uma série promissora. – Booklist


Bestseller internacional, com direitos de comercialização vendidos para 37 países e direitos de adaptação para o cinema comprados pelo grupo Relativity Media, Túneis chega ao Brasil depois de alcançar as listas de mais vendidos do The New York Times e de diversos países da Europa. Escrito por Roderick Gordon e Brian Williams, o livro foi descoberto por Barry Cunningham, primeiro editor a apostar no potencial da então desconhecida J. K. Rowling, autora da série Harry Potter, no fim da década de 1990. Túneis foi lançado pela editora inglesa Chicken House, de Cunningham, em 2007, como o primeiro livro da série que conta a história de Will Burrows, um garoto de 14 anos que vive uma aventura arqueológica nos subterrâneos de Londres.

Bem-sucedida mistura de Indiana Jones com Viagem ao centro da Terra, “Túneis se filia à tradição das grandes ficções ambientadas no mundo subterrâneo – segmento explorado com maestria por nomes como Julio Verne e Edgar Rice Burroughs – com uma atmosfera de claustrofobia e crueldade toda própria”, segundo o jornal inglês The Guardian. De fato, os autores beberam na fonte de clássicos, desde Charles Dickens, C. S. Lewis e Julio Verne, até William Golding, de O senhor das moscas, e a trilogia Gormenghast, de Mervyn Peake, mas procuraram dar um tom bastante original à sua obra: “Quando Brian e eu decidimos escrever Túneis, queríamos algo similar a essas histórias clássicas, que têm o poder de transportar o leitor para um mundo diferente, e ao mesmo tempo fazê-lo tão realista quanto possível”, diz Roderick Gordon.

Este realismo está presente na forma como os autores constroem a cidade subterrânea do livro. Suas características geológicas, seu complexo sistema de iluminação e circulação de ar, os hábitos alimentares de seus habitantes, as espécies animais ali presentes, tudo foi pensado a partir de pesquisas nas áreas de geologia, arqueologia, paleontologia e outras ciências, para dar veracidade à trama. O interesse dos autores pela escavação, por sinal, é antigo. O tataravô de Roderick, William Buckland, foi um dos pioneiros da geologia; sua bisavó, Elizabeth Oake Gordon, é autora do livro Prehistoric London – its Mounds and Circles; já Brian Williams costumava explorar, quando menino, o subterrâneo de um terreno em Liverpool cujos enormes túneis existem até hoje. A ideia de mundos subterrâneos escondidos nas grandes cidades do mundo sempre os fascinou, e ambos citam as históricas catacumbas de Paris, os labirintos sob Nova York e os centenários metrôs de Moscou e Londres como fontes de inspiração para Túneis.

O livro gira em torno do jovem Will Burrows, cuja única afinidade com o excêntrico pai é a paixão pela arqueologia. O menino passa a maior parte do seu tempo livre cavando buracos nos arredores do terreno de sua casa para realizar descobertas científicas e fugir da pressão da escola e da mesmice da família, enquanto o Dr. Burrows trabalha no Museu Highfield, “um repositório de pertences supérfluos que foram poupados do aterro sanitário da cidade”. Em meio a descobertas empolgantes e outras nem tanto em suas escavações, certo dia o Dr. Burrows desaparece misteriosamente por um túnel que Will não conhecia. O garoto então começa a cavar, literalmente, a verdade por trás do sumiço do pai, e descobre uma inacreditável sociedade dominada por um grupo cruel – os Styx – vivendo nos subterrâneos de Londres. Para salvar seu pai, e a própria pele, Will enfrentará muitos perigos contando apenas com a ajuda do amigo Chester, e pode dar início a uma verdadeira revolução que mudará para sempre a sua vida e a dos habitantes da Cidade Eterna, como é chamada a colônia subterrânea.

Com uma trama repleta de enigmas e situações-limite, temperada pela fina ironia britânica, Túneis mistura arqueologia, história, mistério e aventura e conduz o leitor numa viagem envolvente e assustadora rumo às camadas mais profundas da cosmopolita capital inglesa. Afinal, você já parou para pensar no que existe embaixo dos seus pés? Não responda antes de conhecer Will Burrows e toda a magia de Túneis.

 



Leia um trecho +

Comente  
Instagram

O AUTOR

Roderick Gordon e Brian Williams conheceram-se na University College, em Londres, onde começaram a escrever o que viria a ser Túneis. Roderick cursou Biologia, mas trabalhou na área de finanças até 2001; Brian formou-se em Belas Artes e, além de escritor, é pintor e atua na área de cinema. Para escrever Túneis, eles se inspiraram no vasto material sobre a História de Londres e dos subterrâneos de várias cidades do mundo. Roderick Gordon nasceu e cresceu em Londres, mas atualmente mora em Norfolk. Brian Williams nasceu em Zâmbia, na África, e mudou-se com a família para Liverpool na década de 1970.

Página do autor +

MÍDIA

Folha de São Paulo
Portal para o subterrâneo