Complete sua coleção

Harry Potter

Ilustrados

Biblioteca Hogwarts

Guias

Roteiros


Cronologia

1960
1970
1980
1990
2000
2010

1965

Em 31 de julho, em Yate, cidade do condado de Gloucestershire, no sudoeste da Inglaterra, nasce Joanne Rowling. Seu pai, Peter John Rowling, era engenheiro aeronáutico, e sua mãe, Anne Volant, técnica de laboratório.

A casa da infância de J. K. Rowling em Church Cottage, Tutshill, Inglaterra.
A casa da infância de J. K. Rowling em Church Cottage, Tutshill, Inglaterra.

1971

Aos seis anos, Joanne escreveu seu primeiro livro, Rabbit, uma história sobre um coelho. À época, havia muitas crianças na rua onde ela morava; entre as quais, os irmãos Ian e Vikki Potter, que inspiraram o sobrenome de seu protagonista, Harry.

1974

A família Rowling se muda para Tutshill, uma pequena vila nos arredores da Floresta de Dean, que serviu de refúgio para Harry e Hermione durante a caçada às Horcruxes, no enredo de Harry Potter e as Relíquias da Morte.

1976

Aos 11 anos, Joanne escreve seu primeiro romance: uma história sobre sete diamantes amaldiçoados e as pessoas que os possuíam, e começa a frequentar a escola secundária de Wyedean Comprehensive, de onde tirou duas inspirações para Harry Potter: John Nettleship, o professor de química que inspirou Severo Snape, e Sean Harris, seu melhor amigo, que, além de inspirar Rony Weasley, possuía um Ford Anglia, modelo do carro voador da Família Weasley em Harry Potter e a Câmara Secreta.

Ilustração Jim Kay
A casa da infância de J. K. Rowling em Church Cottage, Tutshill, Inglaterra.

1980

Quando Joanne tinha 15 anos, sua mãe, Anne, foi diagnosticada com Esclerose Múltipla, uma doença de causa desconhecida que faz com que o sistema imunológico ataque o próprio cérebro e a medula espinhal.

1983-1987

Aos 18 anos, Joanne sai de casa para estudar Francês e Línguas Clássicas na Universidade de Exeter, na Inglaterra. Seu curso incluiu um ano em Paris, onde lecionava inglês e dividia um apartamento com três colegas de nacionalidades distintas: uma italiana, uma russa e uma espanhola.

1987-1990

Ao se formar, Joanne se mudou para Londres e trabalhou em vários locais, inclusive no escritório da Anistia Internacional. Nesse período, escreveu dois romances adultos que nunca foram publicados.

Imagem da cidade de Londres

1990

Em junho, depois de um fim de semana fracassado à procura de apartamentos em Manchester, cidade onde seu namorado morava, Joanne estava voltando para Londres quando o trem enguiçou. Enquanto esperava, Harry Potter “de repente” apareceu em sua mente. No mesmo dia, começou a fazer anotações sobre a história do menino bruxo, mas seis meses depois, em 30 de dezembro, sua mãe faleceu, aos 45 anos de idade e sem nunca saber da ideia brilhante da filha.

Ilustração Jim Kay
Harry Potter

1991

Abalada, Rowling se muda para a Cidade do Porto, em Portugal, onde trabalha como professora de inglês e, paralelamente, escreve os primeiros rascunhos de Harry Potter e a Pedra Filosofal.

1992

Em 16 de outubro, Rowling se casa com o telejornalista português Jorge Arantes.

1993

Em 27 de julho de 1993, nasce sua primeira filha, Jessica Isabel Rowling Arantes, mas em dezembro deste mesmo ano Rowling rompe seu casamento e retorna à Grã-Bretanha para viver em Edimburgo, trazendo consigo não apenas a filha, mas também uma maleta com os três primeiros capítulos de Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Imagem do Café Edimburgo

1994

Desempregada, a depressão ataca, inspirando-a a criar os dementadores, criaturas sombrias e cruéis do Mundo Bruxo. Ainda assim, Rowling consegue terminar Harry Potter e a Pedra Filosofal.

“Eu fui libertada, porque meu maior medo havia se realizado, e eu ainda estava viva, ainda tinha uma filha que amava, uma velha máquina de escrever e uma grande ideia. Então, o fundo do poço se tornou o alicerce sobre o qual eu reconstruí minha vida”, contou a autora em 2008, durante um discurso aos formandos da Universidade de Harvard.

Imagem de Dementador

1995

Finalizado o primeiro manuscrito de Harry Potter e a Pedra Filosofal, Rowling enviou os três primeiros capítulos para diversos agentes, até que Christopher Little o aceitou, submetendo o livro sem sucesso a nada menos do que 12 editoras.

1996

O livro é aceito pela editora inglesa Bloomsbury.

Harry Potter

1997

Em fevereiro, J.K. Rowling recebe uma bolsa do Scottish Arts Council, com a qual comprou seu primeiro computador. Em julho, Harry Potter e a Pedra Filosofal ganha o Smarties Gold Prize, prêmio mais importante da Inglaterra para literatura infantil e poesia

1998

Em 2 de julho, J.K. Rowling publica o segundo volume da série: Harry Potter e a Câmara Secreta. Poucos meses depois, em setembro, o primeiro livro chega aos Estados Unidos e faz grande sucesso. É também nesta época que a Warner Brothers Pictures compra os direitos de adaptação dos dois primeiros livros.

1999

Em 8 de julho, J.K. Rowling publica o terceiro volume da série: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. À época, Potter já começava a se tornar um fenômeno: nos últimos meses do ano, os três livros ocuparam os primeiros lugares da lista dos mais vendidos do jornal The New York Times.

Harry Potter and the Prisioner of Azkaban

2000

Seguindo ritmo intenso de escrita, em 8 de julho a autora publica o quarto volume da série, Harry Potter e o Cálice de Fogo, simultaneamente no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Em abril, Harry Potter chega ao Brasil. Quatro meses depois, em agosto, a Editora Rocco publica o segundo volume da série e, em novembro, o terceiro. Lia Wyler é quem assina as traduções.

Capa da edição brasileira de Harry Potter e a Pedra Filosofal

2001

Em março, J.K. Rowling publica Animais fantásticos e onde habitam e Quadribol através dos séculos, em prol da Comic Relief, entidade beneficente inglesa que auxilia crianças carentes ao redor do mundo.

Em junho, a Editora Rocco publica o quarto volume da série.

Em novembro, Harry Potter e a pedra filosofal estreia nos cinemas, arrecadando 976,5 milhões de dólares para um orçamento de 125 milhões.

No natal, Rowling se casa com o médico anestesista Neil Murray, em uma cerimônia íntima em sua casa.

2002

Em 22 de novembro, Harry Potter e a Câmara Secreta chega aos cinemas.

2003

Em 23 de março, nasce seu segundo filho, David Gordon Rowling Murray.

Em 21 de junho, a autora publica o quinto e maior volume da série: Harry Potter e a Ordem da Fênix, que chega às livrarias brasileiras quatro meses depois, em 29 de novembro.

2004

Em maio, J.K. Rowling lança seu site oficial. Antes das redes sociais, o portal funcionava como um canal de comunicação direta com seus leitores, onde eram divulgadas informações inéditas sobre o Mundo Bruxo.

Em 4 de junho, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban chega aos cinemas; e em julho, Rowling anuncia que está grávida de seu terceiro filho.

Capa da edição brasileira de Harry Potter e a Pedra Filosofal

2005

Em 23 de janeiro, nasce Mackenzie Jean Rowling Murray, a terceira e última filha da autora.

Em 16 de julho, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, o sexto volume da série, chega às livrarias em inglês.

Em 18 de novembro, Harry Potter e o Cálice de Fogo chega aos cinemas e, logo depois, a Rocco publica Harry Potter e O Enigma do Príncipe no Brasil.

2006

Em setembro, J.K. Rowling se dirige à comunidade brasileira de fãs e premia o fã site Potterish.com, “como prova de meu apreço por seu estilo, sua competência Potteriana e sua responsabilidade com as notícias”.

2007

Em 11 de janeiro, J.K. Rowling termina de escrever o último romance da série, Harry Potter e as Relíquias da Morte, no quarto número 652 do Balmoral Hotel, em Edimburgo.

Em 11 de julho, Harry Potter e a Ordem da Fênix estreia nos cinemas e, dez dias depois, Harry Potter e as Relíquias da Morte chega às livrarias em inglês, encabeçando listas de mais vendidos em todo o mundo.

Em 10 de novembro, a Editora Rocco publica o último livro da saga no Brasil.

Capa da edição brasileira de Harry Potter e as Relíquias da Morte

2008

J.K. Rowling escreve um conto de 800 palavras sobre Tiago Potter e Sirius Black, leiloando-o por 25 mil libras para caridade, e Os Contos de Beedle, o Bardo. Inicialmente, a autora escreveu e ilustrou sete cópias à mão – seis para presentear amigos e uma para leilão, que arrecadou 4 milhões de dólares para a instituição de caridade Children’s High Level Group. Em 4 de dezembro, o livro chega ao público. Até os dias de hoje, os lucros da autora com esse título são revertidos para a Lumos, uma instituição fundada e presidida por Rowling.

Capa do livro Os contos de Beedle, O Bardo

2009

Depois de um intervalo de dois anos, Harry Potter e o Enigma do Príncipe chega aos cinemas em 15 de julho.

Capa da edição brasileira de Harry Potter e a Pedra Filosofal

2010

Em junho, o primeiro parque temático do Mundo Bruxo de J.K. Rowling é inaugurado, em Orlando, nos EUA. Mais tarde, em 19 de novembro, chega aos cinemas Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1.

2011

Em 15 de julho, a história d’o menino que sobreviveu chega ao fim nos cinemas, com a estreia de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2.

2012

Em abril, é lançado o Pottermore, “coração digital do Mundo Bruxo de J.K. Rowling”.

Em 27 de setembro, a autora publica seu primeiro romance adulto: Morte Súbita (Editora Nova Fronteira), que mais tarde foi adaptado para uma minissérie da BBC.

2013

Em 4 de abril, J.K. Rowling publica em segredo o romance policial O Chamado do Cuco, sob pseudônimo de Robert Galbraith. Três meses depois, o jornal britânico The Sunday Times revela a verdadeira autoria da obra. Antes mesmo da revelação, a Editora Rocco o compra, publicando-o simultaneamente em brochura e capa dura em 1º de novembro, com a tiragem de 100 mil exemplares.

Sem muitos detalhes, em 12 de setembro, J.K. Rowling anuncia a volta do Mundo Bruxo aos cinemas, com Animais Fantásticos e Onde Habitam.

2014

Em 19 de junho, é publicado em inglês O Bicho-da-seda, segundo volume da série Detetive Cormoran Strike. Quatro meses depois, em 10 de novembro, a Editora Rocco o lança no Brasil.

2015

Em 14 de abril, em prol da Lumos, J.K. Rowling publica Very Good Lives, a transcrição ilustrada de seu discurso para os formandos da Universidade de Harvard.

Em 6 de outubro, a edição ilustrada de Harry Potter e a Pedra Filosofal chega às livrarias, em inglês, seguido por Vocação para o mal, terceiro volume da série Detetive Cormoran Strike, no dia 20.

Em 18 de abril, Vocação para o mal chega às livrarias brasileiras. Em 31 de maio, a Editora Rocco publica a edição ilustrada de Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Em 31 de julho, estreia em Londres a peça teatral Harry Potter and the Cursed Child, simultaneamente ao lançamento do livro com a transcrição de seu roteiro. Três meses depois, a Editora Rocco o publica no Brasil sob o título de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, em brochura e capa dura, com tiragem inicial de 500 mil exemplares.

Em 4 de outubro, é publicada a edição ilustrada em inglês de Harry Potter e a Câmara Secreta.

Em 17 de novembro, Animais Fantásticos e Onde Habitam chega aos cinemas, marcando a estreia de Rowling como roteirista. Neste mesmo dia, o livro com o roteiro do filme é publicado em inglês.

2017

Em 11 de março, a Editora Rocco publica a edição ilustrada de Harry Potter e a Câmara Secreta. No mês seguinte, em 8 de abril, chega às livrarias brasileiras Animais Fantásticos e Onde Habitam: O Roteiro Original, em capa dura. Mais tarde, em 20 de maio, é a vez do box Biblioteca Hogwarts aparatar, trazendo consigo a nova edição de Animais fantásticos e onde habitam, Quadribol através dos séculos e Os Contos de Beedle, o Bardo, todos com capa dura e ilustrações inéditas.

Ilustração Jim Kay


J.K. Rowling

É autora da recordista e multipremiada série Harry Potter. Adorados por fãs no mundo todo, os livros superam a marca de 450 milhões de exemplares vendidos, foram traduzidos em 78 idiomas e transformados em oito filmes; sucessos absolutos de bilheteria. Ela escreveu também livros complementares à série cuja renda foi revertida para caridade: Quadribol através dos séculos, Animais fantásticos & onde habitam (em prol da Comic Relief) e Os contos de Beedle, o Bardo (em prol da Lumus). Ela recebeu muitos prêmios e honrarias por sua contribuição para a literatura infantil, incluindo a Ordem do Império Britânico (OBE), a Legião de Honra francesa (Légion d’Honneur) e o Prêmio Hans Christian Andersen.


Vídeos

Harry Potter

#ParaSempreHP

Você acredita em magia? - Editora Rocco

Unboxing Harry Potter e a Pedra Filosofal ilustrado

O mundo mágico de uma forma como você nunca viu. Encante-se com Harry Potter e a Pedra Filosofal ilustrado por Jim Kay!

Conheça Jim Kay: artista responsável por Harry Potter Ilustrado

Ansiosamente aguardada por milhões de fãs em todo o mundo, a edição ilustrada de Harry Potter e a Pedra Filosofal traz o primoroso trabalho de Jim Kay, artista ganhador da Kate Greenaway Medal, que revelou estar “extremamente entusiasmado com o projeto” de ilustrar todas as obras da série.

Unboxing Harry Potter e a Câmara Secreta ilustrado

Para alegria de todos os fãs da obra de JK. Rowling, a edição em português de Harry Potter e a Câmara Secreta ilustrado chega às livrarias brasileiras no dia 11/3!!!

Harry Potter a Câmara Secreta ilustrado - Jim Kay fala sobre suas técnicas e inspirações

Jim Kay, o artista responsável pelas ilustrações dos livros da série Harry Potter, fala sobre as novidades que trouxe para a Câmara Secreta e também sobre suas referências ao criar essas obras de arte!!!

Harry Potter a Câmara Secreta ilustrado - Jim Kay e o Beco Diagonal

Jim Kay, artista responsável pelas versões ilustradas dos livros da série Harry Potter, fala dos elementos que o inspiraram ao criar o seu Beco Diagonal!!!

Biblioteca Hogwarts

A nossa tão sonhada Biblioteca Hogwarts já está disponível nas livrarias! "Animais Fantásticos e onde habitam", "Os contos de Beedle, o Bardo", e "Quadribol através dos séculos" em edições completamente repaginadas!

Homenagem aos 20 anos de Harry Potter e a Pedra Filosofal

Hoje comemoramos 20 anos que J.K. Rowling lançou, na Inglaterra, Harry Potter e a Pedra Filosofal! Um livro mágico. Um fenômeno que revolucionou o mundo literário e transformou a vida de milhões. Uma história sobre amizade, superação, igualdade, diversidade, e amor.

Harry Potter - Novas edições - Capa dura e formato maior

Estamos morrendo de amores pelas novas edições de HP! Aproveita e confirma logo sua presença em um dos nossos eventos!

A nova geração de leitores

Começamos uma nova parceria com o site Potterish. Todo mês, vamos trazer dois temas relacionado ao mundo Harry Potter. Sejam bem-vindos à sessão #ParaSempreHP.

Preconceito no universo HP

O segundo vídeo da Sessão ‪#ParaSempreHP, parceria da Editora Rocco com o Potterish, trata de temas importantes, como preconceito e a questão das minorias no universo Harry Potter. Longe de abordar o assunto globalmente, quisemos pincelar como esses aspectos sociais estão presentes e enriquecem a obra de J.K. Rowling.

Viagem pelo desconhecido

Na terceira edição do #ParaSempreHP, em parceria com o Potterish, todos vão viajar pelo desconhecido! Mesmo que muitos tenham pavor à Física, ela está extremamente presente nos elementos mágicos que J.K. Rowling colocou na série "Harry Potter": aparatação, o vira-tempo, a capa da invisibilidade, a Plataforma 9 ¾ e mais!

Muito além dos livros

Na quarta edição da sessão #ParaSempreHP, uma parceria com o Potterish, vamos viajar pelos elementos do universo Harry Potter que vão além dos livros!!! Jogos, peça, filmes, criações de fãs, quadribol trouxa... Tudo isso e muita descontração neste vídeo em duas partes!

Harry Potter e a mitologia

Na quinta edição da sessão #ParaSempreHP, uma parceria com o Potterish, vamos bater um papo sobre toda a mitologia presente nos livros de Harry Potter!!! Fênix, centauros, sereianos, testrálios e muito mais... Tudo isso e muita descontração neste vídeo em duas partes!

Harry Potter e Sentimentos

A sessão #ParaSempreHP está de volta para a sua sexta edição! Uma parceria com o Potterish, neste vídeo nós falamos sobre os sentimentos que encontramos ao longo de toda a série Harry Potter e também as emoções que nós, leitores, sentimos em nossas viagens pelo mundo mágico! Tudo isso e muita descontração neste vídeo em duas partes!

Vilões

Qual o personagem que você mais odeia? Quem mereceria o pior dos castigos? Algum foi injustiçado? E, quem merece ser considerado um herói na verdade? Tudo isso e mais na sétima edição da sessão #ParaSempreHP, uma parceria nossa com o Potterish!

HP e a Criança Amaldiçoada (sem spoiler)

No nosso penúltimo vídeo da Sessão para sempre HP, conversamos um pouquinho sobre a trama de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, que já está na livraria.

HP e a criança amaldiçoada Parte I

Em nosso último Para Sempre HP de 2016, falamos, claro, sobre a oitava história do mundo mágico que tanto amamos. Em parceria com o Potterish, encerramos com chave de ouro esse projeto de quase um ano que nos aproximou ainda mais de vocês e nos trouxe tantas risadas e bons momentos. Em 2017, voltaremos com muitas novidades.

Especial 20 anos de Harry Potter e a Pedra Filosofal

Para comemorar os vinte anos de Harry Potter e a Pedra Filosofal, preparamos essa edição especial do nosso #ParaSempreHP, com a participação da autora e blogueira Frini Georgakopoulos e da Brunna Cassales, do Potterish! Vem que é pura nostalgia e emoção!


HP News

Cadastre-se aqui e saiba antes todas as últimas novidades do mundo bruxo.

Blog

fev.2018
1

Os bastidores do universo HP com Eduardo Lima

Recebemos um dos responsáveis pela identidade visual dos filmes do Universo HP e Animais Fantásticos Continuar lendo

ago.2017
28

Vem aí Vidas muito boas, de J.K. Rowling – Pré venda

Editora Rocco publicará em outubro o discurso de paraninfa que J.K. Rowling fez em Harvard Continuar lendo

jul.2017
20

Harry Potter em capa dura e novas ilustrações – Pré-venda

Novas edições de Harry Potter com capa dura e novas ilustrações chegarão às livrarias no dia 19 de agosto Continuar lendo

maio.2017
5

Pré-venda: Box Biblioteca Hogwarts

Pré-venda: Box Biblioteca Hogwarts Continuar lendo

Mural

Publique uma foto no Twitter usando a hashtag #ParaSempreHP e faça parte deste mural.