Em primeira pessoa

Entre Veronicas

O que as autoras de Divergente e Sob o céu do nunca têm em comum, além dos nomes
10 de fevereiro de 2016


Não é só o nome que as autoras Veronica Rossi e Veronica Roth têm em comum. As Veronicas partilham de um universo literário parecido, mas com características próprias que os tornam únicos.

Para quem não sabe do que estou falando, Veronica Roth é autora de uma das trilogias distópicas que mais fizeram sucesso no mundo. Divergente foi escrito enquanto ela estava de férias da faculdade e, sem achar que viraria febre, seu romance teve os direitos de adaptação vendidos para o cinema antes mesmo de terminar a faculdade.

veronica roth

Já Veronica Rossi é brasileira, mas vive no norte da Califórnia com a sua família. Ela é autora de Sob o Céu do Nunca e Pela noite eterna, os dois primeiros da trilogia Never Sky, e os direitos para adaptação de sua obra já foram comprados pela Warner Bros. Legal né?!

veronica-rossi

E aí está uma semelhança entre elas: além dos livros ocuparem um lugarzinho em suas estantes, as histórias criadas por elas terão que dividir também o espaço com os dvd’s.

A coragem e a sede pela verdade transparecem tanto em Tris quanto em Ária, protagonistas femininas de ambas as histórias, e isso é muito bom porque foge daquele clichê convencional em que só o garoto pode salvar ou enfrentar determinada situação. Elas são um retrato poderoso da mulher nos dias de hoje, que luta pelos seus direitos e objetivos até o fim e não deixa barato quando não consegue o que quer.

Ponto para mim, por ter encontrado duas semelhanças entre as protagonistas dessa vez :).

Para além das semelhanças, podemos extrair algumas diferenças que caracterizam e destacam cada uma das autoras, como por exemplo:

A narrativa da Roth é em primeira pessoa, dando mais ênfase ao que o personagem está sentindo ou enfrentando, fazendo pequenas descrições da ambientação da cena e deixando o restante por conta da imaginação do leitor; já Rossi é um pouco diferente, descreve o ambiente com grandes detalhes. Ela também narra a história em terceira pessoa, alternando os capítulos em perspectivas diferentes, deixando o leitor por dentro de toda a situação.

Essas foram algumas das características/diferenças mais evidentes que encontrei nas duas Veronicas e em suas obras literárias. Se você souber de mais alguma, deixe nos comentários e vamos ver o que mais elas podem ter em comum.

Um super abraço Nerd e até a próxima 😉

Meu nome é Lucas Raspante, sou dono do blog Tentando Ser Nerd e amo Harry Potter <3

Tags1: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *