Rocco


Viaje pelos 40 anos da Editora Rocco na companhia de alguns
dos ilustres personagens que ajudaram a escrever essa história.

HISTÓRIA

A Rocco tem como compromisso publicar as melhores obras de autores nacionais e estrangeiros. Criada em 1975 por Paulo Roberto Rocco, a editora sempre se mostrou atenta às manifestações da sociedade, antecipando tendências e difundindo novas ideias em diferentes segmentos.  Na década de 1980, ousou ao trazer para o catálogo pensadores importantes como Michel Maffesoli e Jean Baudrillard, além de abrir espaço para nomes de vanguarda no cenário político nacional como Fernando Gabeira, Herbert Daniel e Alex Polari, entre outros intelectuais e ativistas que marcaram época.

No mesmo período, deu início à formação de seu prestigioso catálogo de ficção, com títulos como A fogueira das vaidades, de Tom Wolfe, que até hoje é referência na prosa norte-americana e foi adquirido num dos primeiros grandes leilões do mercado editorial. A Wolfe viriam se juntar, nos anos seguintes, nomes como Gore Vidal, Noah Gordon, Ken Follett, Anne Rice e Carlos Fuentes, para citar apenas alguns, formando um painel variado da literatura e do pensamento mundial do século XX.

Em 1988, apresentou ao Brasil e ao mundo aquele que viria a se tornar o mais bem-sucedido escritor brasileiro, Paulo Coelho, ao lançar O alquimista. Quatro anos depois, em 1992, A firma, de John Grisham, abria caminho para uma ficção comercial de qualidade que também se tornou uma marca em seu catálogo.  No ano 2000, publicou Harry Potter e a pedra filosofal, o primeiro volume da série da então desconhecida J. K. Rowling, que se transformou no maior fenômeno editorial de todos os tempos.

Coube à Rocco um papel de destaque também em áreas como saúde, autoconhecimento e espiritualidade com a coleção Arco do Tempo, que fez história com títulos como Mulheres que correm com os lobos, clássico da psicanalista e escritora Clarissa Pinkola Estés que ganha reimpressões sucessivas desde o lançamento, em 1994 e continua um dos livros mais vendidos da atualidade . Em 1995, a editora ousou novamente ao publicar no Brasil o sucesso Homens são de Marte, mulheres são de Vênus, de John Gray, que viria a inaugurar um novo segmento de sucesso no mercado editorial, o de livros de psicologia voltados para o aconselhamento pessoal. Em 1998, veio outro grande sucesso deste segmento, Não faça tempestade em copo d’água, de Richard Carlson.

A ROCCO HOJE

Atualmente, a Rocco se mantém como uma das editoras brasileiras que mais se dedicam à divulgação de obras de ficção e não ficção contemporâneas, com nomes como Margaret Atwood, Irvine Welsh, Anne Rice, Jonathan Safran Foer e Julian Barnes, ganhador do Man Booker Prize, em seu catálogo.

Nas letras nacionais, é a casa de autores consagrados como Clarice Lispector, Roberto DaMatta, Affonso Romano de Sant’Anna e a imortal Rosiska Darcy de Oliveira, para citar alguns.

Além da reconhecida qualidade literária, o catálogo da Rocco reúne temas diversos, que somam aproximadamente dois mil títulos, indo da gastronomia aos negócios, da crônica de viagem à biografia, passado pela filosofia, pela História e pelos  avanços da ciência, entre outros assuntos.

SELOS

Criado em 2010, a Rocco Digital atende às novas possibilidades e modelos de negócios com a ampliação das plataformas de leitura e reafirma o compromisso da Rocco de publicar obras relevantes, também em e-book e audiobook. Parte expressiva do catálogo da editora já ganhou versão digital, de longsellers como os títulos de Noah Gordon a sucessos recentes, como a trilogia Jogos Vorazes. Os e-books da editora seguem um minucioso trabalho técnico e estético que preza, acima de tudo, a qualidade da experiência de leitura.

NOVAS GERAÇÕES

Com forte presença de mercado, a Rocco tornou-se referência no segmento juvenil, com um catálogo que reúne além de Harry Potter alguns dos autores e séries de maior sucesso entre este público, como Ciclo A Herança, Jogos Vorazes, Divergente e Pretty Little Liars e a consagrada Thalita Rebouças.

COMPROMISSO

Há mais de quatro décadas demonstrando sensibilidade para detectar as tendências do mercado em diferentes segmentos, ousadia na difusão de novas ideias e agilidade de produção, a Rocco se orgulha por ser uma editora sólida e independente, capaz de se reinventar a cada dia para atender aos anseios do público brasileiro.