Sob a luz dos seus olhos, o queridinho
por Chris Melo29 de julho de 2015
Ainda lembro como foi olhar para a tela em branco. Como a imagem de Elisa chegou pela primeira vez em minha cabeça. A maneira como ela se sentou, digitou seu endereço de e-mail e sua senha para abrir a página na internet e o jeito que seu semblante se transformou ao encontrar o nome dele entre as mensagens de propagandas, como conta a primeira cena do livro. Ainda me lembro como a história se desenhou tão facilmente em mim.
É estranho dizer que eu não planejei a narrativa, não fiz planilha dos capítulos, das cenas e nem me preocupei se, algum dia, alguém leria tudo aquilo. Essas não foram as primeiras preocupações. No princípio, eu simplesmente me sentei e deixei Elisa me contar tudo o que viveu sob a luz dos olhos de Paul, tudo o que aconteceu porque, em um dia qualquer, o destino os colocou na mesma calçada. Soa estranho dizer que aquele processo de construir uma narrativa longa parecia nato em mim. Acredito que a completa falta de pretensão tenha dado espaço à sinceridade, ao prazer e à alegria de pensar e sentir uma palavra por vez, um capítulo por vez. Um passinho seguido de outro sem pressa e o livro foi nascendo.
Elisa e Paul surgiram em um dia qualquer do mês de agosto de 2010. Vieram da minha vontade de contar uma história de amor sobrenatural que acontece entre duas pessoas comuns, entre seres humanos sem poderes, sem asas ou qualquer coisa extraordinária. Paul é só mais um inglês tentando se encontrar em meio a sua arte; Elisa é apenas uma garota partindo rumo aos seus sonhos. Eles eram comuns até se encontrarem e conhecerem um sentimento raro, forte e avassalador.
Elisa, a principal narradora, foi a primeira voz além da minha a povoar as minhas ideias e, ainda hoje, me pergunto como foi que ela conseguiu chegar tão intensamente. Ela se misturou tanto a mim que minhas memórias da Inglaterra se fundiram às dela: o lanche de “carne com geleia” é real, a viagem de trem e o hotel-convento também. Eu fiquei no quarto bonito, olhei a cidade pela janela, tomei banhos escaldantes, usei a chave da porta lateral tentando não fazer barulho e reclamei do frio em pleno verão, mas parece que escuto Elisa repetindo tudo isso pra mim, como se ela me emprestasse suas impressões e não o contrário. Fui eu que andei pelas muralhas e bebi cerveja no pub de janelas e portas pretas, mas agora me vejo sentada na mesa ao lado testemunhando a paixão deles começar. Sob a luz dos seus olhos tem tanto de mim, tanto das minhas visões e do meu coração que mal consigo explicar. Eu mergulhei tanto em cada detalhe daquele livro que parece até que eu o vivi.
Sob a luz dos seus olhos é o meu primeiro livro escrito, meu primeiro livro publicado e sua nova edição será também a minha estreia na Rocco. São tantas as primeiras vezes com este livro que é impossível negar a sua importância. Foi ele que me ensinou a contar histórias, foi ele que me ensinou a inventar pessoas pra falar de gente de verdade, foi ele que me apresentou aos meus leitores e foi ele que me salvou da inércia.
Em breve, eu e a Editora Rocco entregaremos a vocês o novo Sob a luz dos seus olhos. O livro foi reescrito, passou por novas revisões, há novas cenas, novos diálogos e um epílogo emocionante. Ele ganhará uma nova capa, uma nova sinopse e nova diagramação, tudo está sendo feito e planejado com muito afinco. Contudo, confesso que, além de um livro em papel bonito, em breve, entregarei mais uma vez o pedaço mais nobre do meu coração, das minhas esperanças e todo o desespero que depositei naquelas linhas. Entregarei mais uma vez inúmeras lágrimas, algumas dores e muito de mim.
Recebam Paul e Elisa, meus melhores amigos, meus primeiros amores, as pessoas que mudaram a minha vida. E prestem atenção, eles têm muito a dizer.
Leia também:
☛ Um destino para chamar de seu, por Chris Melo.
☛ Prometo solenemente falar de amor, por Chris Melo.
Chris Melo é escritora paulista, balzaquiana, habitante oficial do mundo da lua, mestre-cuca de feriado e adoradora do culto “papo furado e risada solta”. Considerada a “Nicholas Sparks de saia” pelos fãs, publicará dois livros pelo Fábrica231: uma nova edição de Sob a luz dos seus olhos e Sob um milhão de estrelas.