Que tipo de homem escreve uma história de amor?

 Conheça os bastidores da capa
26 de março de 2015


Que-tipo-de-homem-escreve_3

“Todo trabalho começa ou com um bloqueio, ou com uma certeza. Os que começam com certezas quase sempre acabam mal (risos).” É o que explica Graziela Peres, responsável, ao lado de Renata Mein, pelo design da capa de Que tipo de homem escreve uma história de amor?. Novo trabalho da roteirista, dramaturga e escritora carioca Luciana Pessanha, o livro acompanha os conflitos vividos por Daniel, jornalista desiludido que, após sua demissão, decide escrever um livro. Morando de favor na casa de sua amiga – e amor platônico –, Ana, o escritor de primeira viagem tenta driblar o famoso bloqueio criativo ao mesmo tempo em que tenta descobrir a realidade por trás da mulher dos seus sonhos e enfrenta os desafios de uma relação real.

O convite para a capa de Que tipo de homem escreve uma história de amor? surgiu da amizade de longa data entre Graziela e Luciana: “Temos admiração mútua pela carreira uma da outra, ela nas escritas, eu nas imagens. Natural que uma das capas dela acabasse na minha mão”, conta a designer. “Li o livro, li versões modificadas, ouvi dúvidas, enfim, estive sempre por perto. Conheço a história bastante bem. Isso é raro, na maioria das vezes não temos essa proximidade com o autor”, ressalta.

que-tipo-de-homem

Estudos de capas de “Que tipo de homem escreve uma história de amor?”

O título, escrito à mão pela parceira de Graziela, Renata, foi uma sugestão da própria autora, em referência aos diários de Ana “roubados” pelo protagonista Daniel para sua história. Já para a imagem, as designers optaram por uma fotografia que não roubasse a força do título: “Uma paisagem era escolha natural. Pensamos em imagens mais calmas, um mar, um horizonte. mas quando achamos essa foto no portfolio da Renata (que é ótima fotógrafa) ela se impôs imediatamente. É uma explosão de areia num cenário vazio. Forte (explosão) e leve (areia), cheia e vazia ao mesmo tempo. Diz tudo e nada, exatamente o que buscava.

2

Estudo de capa de ‘Que tipo de homem escreve uma história de amor?” 

Após algumas modificações, incluindo a tonalidade da imagem, a pedido de Luciana, nasceu a capa. A interferência, diz Graziela, foi mais do que natural e bem-vinda: “Como a Luciana me disse, ela iria conviver com esta capa por muito tempo e não iria querer ficar olhando para uma capa onde ela não estivesse 100% satisfeita.”

O resultado vem arrancando elogios dos leitores. Merecidos, concordam?

Capa_Quetipodehomem_-1

Capa final de “Que tipo de homem escreve uma história de amor?”

 

TAGS: bastidores, capa, ficção nacional, Luciana Pessanha, Que tipo de homem escreve uma história de amor?,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *