Professora Sprout, semeadora do bem

Professores de Hogwarts 3/6 - Por Brunna Cassales
27 de janeiro de 2017


profa-sprout-3

Há quem ache que uma mulher com roupas e unhas sempre sujas de terra não seja muito cuidadosa ou dotada de grandes habilidades. Certamente, essas pessoas nunca estiveram numa aula de Herbologia da Professora Pomona Sprout.

Uma bruxa que dedica sua vida ao estudo e ao ensino das plantas mágicas, não importa o quão perigoso seja lidar com elas. Não por acaso, seu primeiro nome, Pomona, é inspirado na deusa romana das árvores frutíferas e dos pomares e a tradução de seu sobrenome significa literalmente “germinar uma semente”. Portanto, o nome da personagem indica claramente o poder sobre o florescimento abundante da natureza. Nada mais adequado do que para a diretora da Lufa-Lufa, casa dos trabalhadores esforçados, que tem a terra como elemento representativo.

deusa-pomona

Sprout zela pelas estufas e cada uma de suas plantas com o maior esmero. Preza, sobretudo, pelo desenvolvimento da capacidade de seus alunos e o trabalho em equipe, transmitindo a eles a importância de construírem uma relação recíproca de lealdade e respeito. Atenciosa, ela preenche a Sala Comunal de sua casa com as mais variadas espécies herbárias, tornando os Lufanos bons em sua disciplina e os divertindo com plantas falantes e dançantes. A convivência harmoniosa entre os estudantes não poderia ser maior em um lugar cujos ideais enraizados consistem em honestidade, solidariedade, paciência e gentileza, permeados por uma alegria de viver que parece brotar até nas horas mais difíceis.

O ofício da Professora de Herbologia é tão fundamental que auxilia o preparo de Poções e o trabalho da enfermeira Madame Pomfrey. Ela cuida pessoalmente para que as plantas amadureçam o suficiente para serem utilizadas com esses fins. Um exemplo disso foi a época em que a poção oriunda de mandrágoras serviu para trazer de volta à vida os personagens petrificados pelo basilisco. Seu empenho é tão grande que contagiou um aluno de outra casa, Neville Longbottom, que se tornou um pupilo da Profª Sprout enquanto aluno de Hogwarts e, depois de formado, voltou para ensinar Herbologia em seu lugar.

profa-sprout-1

Mas isso ainda não é tudo, vale ressaltar que Pomona tem um coração tão bondoso que, certa vez, até mesmo ao aplicar uma detenção a um monitor de sua casa atenuou a punição o presenteando com uma caixa de sorvete de coco – isto porque ele cometera o delito ao defender a Lufa-Lufa. E quando Dolores Umbridge se tornou Alta Inquisidora e decretou que os alunos e professores se comunicassem estritamente sobre as aulas, Sprout mostrou a Harry o quanto o admirou pela coragem em dar a entrevista para O Pasquim do modo mais curioso: pediu a ele para lhe passar o regador e concedeu 20 pontos a Grifinória.

Tal força de caráter em defender os seus se provou mais do que nunca, é claro, quando eclodiu a Batalha de Hogwarts. Se antes mesmo, logo após a morte de Dumbledore, ela perseverou votando para que a escola permanecesse de portas abertas, no momento fatídico da Segunda Guerra Bruxa, mostrou-se uma exímia representante da Lufa-Lufa ao se prontificar – juntamente a todos os alunos da casa – a proteger Hogwarts a qualquer custo. E, veja bem, essa decisão virtuosa foi tomada também em totalidade somente pela Grifinória, que, além de ser a casa de Harry, Rony e Hermione (os então líderes do movimento), é a casa dos que valorizam a bravura e a nobreza acima de tudo, e, de acordo com a própria J. K. Rowling, nela poderia haver quem não estivesse lutando pelos motivos certos. Ainda segundo a autora, alguns Grifinórios poderiam estar sendo exibicionistas ou imprudentes; já no caso dos Lufanos, o que importava não era a glória que viesse após vencer a batalha, até porque uma grande característica de quem pertence à Lufa-Lufa é ser humilde e não sair por aí se gabando.

profa-sprout-2

O que se pode concluir é que o legado de Helga Hufflepuff em não segregar seus alunos e fortalecê-los com os valores de lealdade, justiça e empatia pelo próximo foi preservado e passado adiante com maestria durante a direção de Pomona Sprout – uma professora que, apesar da aparente simplicidade, fez história na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Brunna Cassales já era Lufa-Lufa de todo coração antes mesmo de entrar para o Potterish, 7 anos atrás, e não se cansa de mostrar o quanto se orgulha disso. Não é à toa que também é conhecida como a própria Helga Hufflepuff! Outros textos sobre Harry Potter de sua autoria você encontra aqui.

 

A série de textos Professores de Hogwarts é parte da programação da Harry Potter Book Night de 2017, que tem como tema os mestres da escola de magia e bruxaria mais famosa do mundo. Para mais informações sobre os eventos, que ocorrerão no dia 2 de fevereiro, e ter a chance de ganhar um exemplar de Harry Potter e a pedra filosofal ilustrado por Jim Kay, clique aqui.

Série Professores de Hogwarts:
1 – Os Primeiros Professores De Hogwarts;
2 – Mcgonagall, Rainha. O Resto, Nadinha;
4 – Fílio Flitwick: Professor, Campeão De Duelos, Maestro E Amigo;
5 – Severo Snape – O Mestre De Poções Que Amamos Odiar;
6 – A magia que espalhamos pelo mundo;

TAGS: Harry Potter, Harry Potter Book Night, JK. Rowling, Lufa-lufa, Pomona Sprout, Professor, Professora Sprout, Professores de hogwarts,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *