Playlist retrô

Trilha sonora de "Cem verões" resgata sucessos dos anos 30
21 de janeiro de 2015


Cem_veroes_musicaOs dias nas praias, as tardes nos estádios, as noites em jantares de gala regados a cascatas de champanhe. Corridas de barco em Seaview, piqueniques de Quatro de Julho, castelos de areia, chapéu de palha da Brooks Brothers. Claudette Colbert e Fredric March na tela do cinema, chocolate Hershey, batom Daredevil de Dorothy Gray, namoros no banco de trás do carro. As inúmeras referências incluídas por Beatriz Williams em seu romance Cem verões – lançado este mês pelo selo Fábrica231 – transportam o leitor diretamente para os Estados Unidos dos anos 1930, época em que se desenrola a história de Lily e Budgie, duas jovens da elite nova-iorquina que veem suas vidas mudarem após conhecerem Nick Greenwald.

O trabalho minucioso de Williams na construção do cenário para a trama não estaria completo, é claro, sem uma ótima trilha sonora: “Música, como todas as outras formas de arte no período entre guerras, refletia as correntes sociais e econômicas que transformavam o mundo. Contribuía ainda para um sentimento de permanência, para o eterno conforto do amor verdadeiro e das temporadas passadas”, diz Williams em seu site.

Na playlist compilada pela autora, e aqui apresentada, estão algumas das big bands e dos compositores, músicos e cantores que caíram no gosto da juventude na década de 30, enchendo de sentimento os Packard Speedsters ou fazendo todas as garotas – das mais saidinhas às mais tímidas – dançarem: George Gershwin, Ella Fitzgerald, Duke Ellington e o “Rei do Swing”, Benny Goodman, para citar apenas alguns. Quer trilha melhor para um verão inesquecível?

Playlist Cem Verões by Editora Rocco on Grooveshark

 

TAGS: Beatriz Williams, Cem verões, Fábrica231, Jazz, playlist, swing, verão,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *